
Postado dia 09/12/25 | 3min. de leitura
Café da Bahia: o estado destaca na produção de cafés especiais
0 comentário
0 curtida
10 visualizações
O café da Bahia vem se tornando protagonista no Brasil e no mundo a cada ano graças a trabalhos de excelência que primam pela qualidade e sustentabilidade. Porém, tal destaque vai muito além da produção de café de excelência, proporcionando também que as regiões produtoras sejam de grande relevância para o turismo no Estado.

E não é para menos, já que as principais marcas de café costumam receber turistas em roteiros e passeios que unem café, natureza e cultura. Em geral, essas marcas estão nas zonas rurais de cidades belíssimas, incrustadas em regiões serranas repletas de mirantes, trilhas e lindas cachoeiras.
Quem pensa que a Bahia se resume em lindas praias costuma se deslumbrar quando se depara com essa excelente opção de roteiro de viagem. Continue conosco e conheça mais!
Cafés especiais baianos

As principais marcas de café da Bahia estão localizadas na Chapada Diamantina, região serrana composta por 24 municípios e mais de 300 grandes cachoeiras.
Assim, visitar uma delas significa conhecer de perto a produção de cafés de excelência, mas também apreciar a natureza ao redor das fazendas.
Confira agora os cafés mais famosos da Bahia:
Rigno Café
Há 40 anos, Antônio Rigno iniciou sua produção de café na linda Piatã, a mais alta e mais fria cidade baiana. A Rigno Café já recebeu importantes prêmios internacionais, sendo considerada quatro vezes o melhor café do Brasil pelo Cup of Excellence.
A empresa costuma receber visitantes em um tour que apresenta desde o plantio de mudas, a colheita, a torra e a moagem, proporcionando também degustação e o contato direto com a família proprietária.
Latitude 13 Café

O café da empresa Latitude 13 é produzido em duas fazendas localizadas em Ibicoara e Mucugê, a Progresso e Aranquan, respectivamente.
Ambas estão no coração da Chapada Diamantina e cercadas por beleza exuberante e diversas opções de passeios, trilhas e cachoeiras.
Seus grãos são selecionados e garantem cafés saborosos que certamente estão entre os melhores do país.
Café Chapada Diamantina
O Café Chapada Diamantina é produzido na propriedade Chácara Baixa Funda, situada a 1340 metros de altitude e na zona rural da cidade de Piatã. A empresa já recebeu inúmeros prêmios no cultivo do café estilo arábica, que se dá muito bem no frio da região.
Chapada Diamantina: ecoturismo e café na Bahia

Café e ecoturismo é uma combinação de grande potencial, já que estamos falando de uma região fria que pede um cafezinho quentinho e delicioso. E nesse sentido, a Chapada Diamantina produz os melhores cafés da Bahia e proporciona o que há de melhor no país em trilhas e trekkings que levam a cachoeiras e paisagens excepcionais.
Além das marcas aqui citadas, vale lembrar que é possível encontrar muitos outros cafés especiais nas cidades de Piatã, Ibicoara, Rio de Contas e Mucugê. São pequenas propriedades que produzem café de maneira rudimentar e familiar, mas que oferecem sabores especiais, paisagens únicas e experiências inesquecíveis.
E a melhor maneira de viver essa experiência é mergulhando na cultura local e descobrindo naturalmente esses pequenos produtores, que estão nas zonas rurais das cidades citadas.
Agora que você já está por dentro sobre o que há de melhor no café da Bahia, confira como ir para a Chapada Diamantina e já inicie a organização dessa ótima opção de viagem.
