top of page
Feira dos Caxixis: tradição em Nazaré das Farinhas

Postado dia 20/06/25 | 4min. de leitura

Feira dos Caxixis: tradição em Nazaré das Farinhas

0 comentário

0 curtida

0 visualização

A tradicional Feira dos Caxixis é um evento emblemático de grande valor histórico e cultural, que representa não apenas a cidade sede Nazaré das Farinhas, mas também o centro ceramista de Maragogipinho, o Recôncavo Baiano e toda a Bahia. 

Trata-se da maior feira de artesanato exposto na rua da América Latina, uma tradição que já passa dos 200 anos!

feira dos caxixis nazare bahia
Feira dos Caxixis - Nazaré das Farinhas na Bahia

O evento sempre acontece na Semana Santa, é organizado pela Prefeitura Municipal de Nazaré e costuma proporcionar shows de artistas regionais e nacionais renomados ao público presente, tornando a feira uma festividade única e atraindo turistas de todo o Brasil. 

Neste artigo, explicamos um pouco da sua história, o que encontrar por lá e as principais informações para os que desejarem visitá-la, continue conosco!

A origem da Feira dos Caxixis

Aertesanato na feira dos caxixis
Artesanato representando o homem negro

Primeiro é preciso entender que “caxixis” são miniaturas de cerâmica que variam de 2 a 8 centímetros, produzidas por iniciados de mestres oleiros durante sua fase de aprendizado. 

Porém, a origem da produção cerâmica na Bahia remete inicialmente aos povos originários, que no passado se utilizavam dessa técnica para produzir utilidades cotidianas de uso doméstico e para fins religiosos.

Assim, produziam louças em geral na forma de pratos, jarros e outros objetos de vários tamanhos e formas, além de urnas funerárias onde enterravam seus mortos. Porém, a cerâmica também era do conhecimento de povos diversificados no mundo. 

Portanto, não existe um consenso quanto a origem da cerâmica de Maragogipinho vendida na Feira dos Caxixis, mas muito provavelmente herdou técnicas ceramistas dos povos que lá viveram, especialmente indígenas e africanos.

barraca de artesanato feira dos caxixis nazare das farinhas
Barraca de artesanato - Feira dos Caxixis

Quanto à origem da Feira dos Caxixis, não há documentos que a expliquem com exatidão, sendo sua verdade histórica mais próxima a que é narrada oralmente por gerações de nazarenos. 

A história popular conta que um oleiro resolveu carregar sua canoa com cerâmicas e saiu pelo rio Jaguaripe comercializando-as. Tamanho sucesso nas vendas teria influenciado outros oleiros a fazerem o mesmo, gerando um fluxo de produção na região e um comércio que viria se consagrar em Nazaré, por meio da Feira dos Caxixis. 

Desde então, Maragogipinho tornou-se o principal produtor de cerâmica da região, e Nazaré, a sede da secular e tradicional feira.

bonecas de ceramica feira dos caxixis
Bonecas de cerâmica na Feira dos Caxixis

A Feira dos Caxixis em 2025

Em 2025, a Feira dos Caxixis em Nazaré das Farinhas acontecerá entre os dias 17 e 20 de abril, reunindo mais de 200 expositores, dentre eles artesãos locais, oleiros de Maragogipinho e membros da Economia Solidária do Recôncavo. 

A Prefeitura Municipal de Nazaré promete uma festa extraordinária com atrações musicais de peso nacional, a exemplo de Jorge Vercillo, Xandy Harmonia, Filhos de Jorge, Timbalada, Silvano Salles e Solange Almeida. Artistas locais e regionais também se apresentarão, participando das festividades.

Mesmo com a presença de artistas famosos, a grande atração da feira é mesmo a cerâmica, cujo colorido salta aos olhos dos visitantes pelas ruas da histórica cidade de Nazaré, realçando costumes populares há muito preservados neste lugar tão bonito. O evento é de imensa envergadura cultural para a Bahia e tem tudo para se tornar patrimônio imaterial do Brasil. 

festa a noite na feira dos caxixis nazare das farinhas
Festa á noite durante a Feira dos Caxixis em Nazaré das Farinhas

O que encontrar na Feira dos Caxixis

barracas de artesanatos na feira dos caxixis
Barracas de artesanato com cerâmica

Sendo a principal feira de cerâmica da América Latina, dá para imaginar a grande variedade de peças e estilos de produtos comercializados por lá, que vão de utilidades para o lar a belíssimas peças para decoração. 

Para se ter uma ideia, grandes hotéis do mundo possuem arte cerâmica de Maragogipinho em seus saguões, bem como lojas de grife espalhadas por todo o planeta.

Portanto, o turista poderá encontrar jarros, pratos, panelas, filtros, cofrinhos, artigos de decoração para jardins, interior de casas e apartamentos, personagens folclóricos como o preto velho, baianas, pescadores e muitas outras estátuas dos mais variados tamanhos e temas. 

Outro destaque são as obras de arte sacra, que possuem uma beleza ímpar. Muitas delas estão em diversas igrejas baianas, além de salões de museus espalhados pelo mundo. Porém, precisaria escrever um livro inteiro para falar de cada produto encontrado na Feira dos Caxixis. Melhor mesmo é conferir bem de pertinho!

Como chegar em Nazaré

Nazaré das Farinhas está a apenas 76 quilômetros de Salvador, e a principal via de acesso é por meio da travessia da Baía de Todos os Santos pelo ferry boat. Em seguida, ao sair do Terminal Marítimo de Bom Despacho (Ilha de Itaparica), basta seguir pela rodovia BA-001 por 64 quilômetros até Nazaré.

Para quem vai de ônibus, a empresa Água Branca disponibiliza alguns horários ao longo do dia, para uma viagem que dura aproximadamente 2 horas. 

Para quem deseja viajar com mais conforto, a melhor opção é contratar um transfer, que pode buscar o turista no hotel em Salvador ou sair do Terminal Marítimo de Bom Despacho.

Onde se hospedar em Nazaré

A cidade de Nazaré não dispõe de hospedagens suficientes que deem conta de tanta gente durante a Feira dos Caxixis. O hotel Victória Régia e a Pousada Torres são as mais famosas e bem estruturadas, mas lembre-se de realizar sua reserva com antecedência, pois não há lugar para tanta gente.

Outra opção é se hospedar em cidades vizinhas, como Muniz Ferreira, Aratuípe, Jaguaripe, São Felipe e Maragogipe, lembrando que todas elas são cidades históricas e oferecem muitas opções do que fazer.

Conheça as olarias de Maragogipinho

olaria na vila de maragogipinho
Olaria em Maragogipinho

Como já foi dito, a vila de Maragogipinho é a responsável por quase todas as peças em cerâmica que são comercializadas na Feira dos Caxixis. Visitar esse lugar é se deparar com aproximadamente 200 olarias em pleno funcionamento, e conhecer suas tradições, história, cultura, além de ver bem de pertinho como o barro é transformado em arte. 

Apenas 10 quilômetros separam Maragogipinho de Nazaré, portanto, dar um “pulinho” lá pode ser uma grande riqueza!

Agora que você já sabe mais sobre a Feira dos Caxixis, conheça todos os detalhes de Nazaré das Farinhas, sede da feira e uma das mais antigas cidades do Brasil. Ela exibe uma infinidade de monumentos históricos, que vão de incríveis casarões coloniais a igrejas antiquíssimas, que remontam à chegada dos primeiros colonos portugueses ao Brasil.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page