Postado dia 05/09/24 | 8min. de leitura
As 9 melhores praias de Trancoso em detalhes
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Conhecer as melhores praias de Trancoso é uma tarefa das mais fantásticas para um turista que visita a linda Costa do Descobrimento na Bahia. Isso se dá em razão da longa extensão de um litoral farto em belezas naturais exóticas, repleto de grandes falésias, restinga preservada, e muitos recifes de corais que recortam o mar, abrindo diversas piscinas naturais de águas cristalinas na maré baixa.
E para saber qual a melhor praia de Trancoso para seu roteiro de viagem, vale muito a pena continuar a ler este artigo, já que nos dedicamos a descrever com afinco e grande riqueza de detalhes uma a uma, no sentido norte-sul.
Embarque conosco e descubra as praias mais bonitas de Trancoso e se encante com esse distrito de Porto Seguro que está entre os mais charmosos destinos praianos do Brasil!
As melhores praias de Trancoso
Nós, da Bahia Terra Turismo, entendemos que a melhor maneira de descrever um destino turístico é desbravando-o geográfica, cultural e historicamente, sendo necessário algumas longas viagens que permitam uma certa intimidade com o mesmo.
Assim sendo, certa feita nos dedicamos a explorar todas as praias de Trancoso, uma a uma, desvendando seus cenários, infraestrutura e estado de conservação, para aqui descrevê-las com a propriedade que você, nosso querido leitor, merece!
1. Praia de Taípe
Localizada na fronteira entre Arraial d’Ajuda e Trancoso, a Praia de Taípe é incrível, a começar pelos gigantescos paredões de falésias que se alongam à esquerda e à direita da praia.
O acesso até ela se dá a partir do centro de Trancoso, por uma estradinha de barro, sendo possível estacionar quase que de frente para um trecho onde as falésias se abrem e dão lugar à linda vegetação de manguezais e coqueiros de encher os olhos. Ótima para os amantes do ecoturismo.
Para completar o lindo cenário, um pequeno rio vem entrecortando os manguezais e encontra sua foz nesse paraíso irretocável, oferecendo diversas piscinas naturais de água doce bem de frente para o mar calmo e verdinho.
Vale lembrar que todo este cenário fica quase deserto em boa parte do ano, com infraestrutura apenas caminhando uns 400 metros pela areia da praia no sentido sul, onde se encontra o Beach Bar do Club Med, uma das mais luxuosas e requintadas hospedagens de Trancoso.
Para curtir uma barraquinha de praia nativa em estilo mais rústico, siga caminhando no sentido norte por uns 300 metros e encontrará a Cabana Falésia, uma ótima opção de comer aquele peixinho frito no paraíso.
2. Praia de Rio da Barra
A Praia de Rio da Barra possui uma grande falésia ao norte que encontra com a Praia de Taípe, apresenta outra linda foz de rio recheada de manguezais, restinga e coqueirais belíssimos, além da magnífica oportunidade de curtir banhos de água doce e salgada entre o rio e o mar.
Exatamente na parte norte da foz do Rio da Barra se encontra o excelente Restaurante Rio da Barra, com infraestrutura muito bem ambientada às belezas naturais do pitoresco cenário que parece de novela. O restaurante oferece muito conforto com tendas árabes, espreguiçadeiras e serviço completo de gastronomia e bar.
O acesso até a Praia de Rio da Barra se dá pela mesma estradinha de barro que leva até a Praia de Taípe. Para chegar é necessário deixar o carro próximo a um condomínio pouco antes do Rio da Barra Villa Hotel, e seguir caminhando até a praia por uma passarela de madeira sobre belo manguezal.
A chegada na praia se dá mais ao sul em relação à foz do rio, num trecho repleto de grandes coqueiros e onde se encontram algumas casas de veraneio.
3. Praia dos Nativos
É a praia mais central de Trancoso, faz fronteira ao norte com a Praia de Rio da Barra e também proporciona mais uma belíssima foz de rio em meio a manguezais e coqueiros que a emolduram maravilhosamente.
Para facilitar ainda mais o entendimento, a Praia dos Nativos é a que está localizada bem de frente para o lindo mirante do Quadrado em Trancoso, de onde se tem uma vista incrível de boa parte desse lindo trecho do litoral sul baiano.
Ainda compõe este belo cenário a casinha do lendário Guiu Pescador, toda em madeira, com uma rústica varanda e sobre palafitas mergulhadas literalmente na Barra do Rio Trancoso. O local é digno de cinema e muito procurado pelos turistas para produção de imagens, que ficam realmente muito lindas e charmosas.
Apesar de central, a Praia dos Nativos proporciona muita natureza e paisagens selvagens, mas também alguns dos melhores beach clubs e restaurantes praianos de Trancoso, a exemplo dos estilosos Fly Club Trancoso e do Awê Praia Trancoso, que oferecem infraestrutura completa à beira-mar.
A Praia dos Nativos pode ser acessada caminhando mesmo, a partir do centro de Trancoso.
4. Praia dos Coqueiros
Se tivéssemos que escolher apenas uma palavra para descrever a Praia dos Coqueiros em Trancoso, esta certamente seria “paradisíaca”. Ao sul da Praia dos Nativos, essa praia possui todas as características tropicais que a tornam uma das mais lindas, não só de Trancoso, mas de toda Bahia, com belos coqueirais e um mar azul recheado de recifes de corais e formação de piscinas naturais cristalinas na maré baixa.
Para completar, oferece excelente infraestrutura para famílias, com diversos restaurantes pé na areia que proporcionam muito conforto e charme. O mais famoso deles é o Uxua Praia Bar, cujo bar de drinks é literalmente um barco de pesca.
Trata-se de um excelente lugar para degustar drinks tropicais, beber uma cerveja gelada e degustar as maravilhas da gastronomia baiana. Outras boas opções por lá são a Barraca do Jonas e a Cabana Zé e Zilda.
A Praia dos Coqueiros também pode ser uma excelente opção de hospedagem em Trancoso, com destaque para a maravilhosa Le Refuge Pousada.
Caminhando um pouco no sentido sul e após os diversos restaurantes de praia à beira-mar, a Praia dos Coqueiros salta ainda mais aos olhos, com paisagens incríveis em meio a lindos coqueiros e um mar azul e cristalino.
Uma boa dica é levar seu equipamento para realizar mergulhos livres, lembrando que por lá uma boa câmera à prova d’água produzirá imagens subaquáticas incríveis em meio a maravilhosa vida marinha local.
Para chegar até essa que é uma das melhores praias de Trancoso, basta caminhar por uns 10 minutos a partir do Quadrado.
5. Praia do Rio Verde
A Praia do Rio Verde está 2 km ao sul do centro de Trancoso, podendo ser acessada facilmente caminhando pela praia ou se utilizando dos serviços de táxi e quadriciclo.
É uma das melhores praias de Trancoso, por conta da sua badalação, já que oferece excelente infraestrutura com ótimos restaurantes e beach clubs. A exemplo do Casa Club Trancoso e do Beach Club Bahia Bonita, que por sua vez, é parte do fantástico Hotel Bahia Bonita, um dos mais requintados e charmosos de Trancoso.
Outra opção de hotel e beach club é o Aldeia do Sol Trancoso, que proporciona ótimas acomodações e uma estrutura de praia completa.
Quanto à praia, é sossegada, muito bonita, recheada de lindos coqueiros e um mar calmo e delicioso para o banho, principalmente na maré baixa, quando suas cristalinas piscinas naturais afloram. É o típico lugar perfeito para quem deseja curtir sombra e água fresca, aproveitando uma bela espreguiçadeira à beira-mar.
6. Praia de Itapororoca
É a primeira das praias mais desertas ao sul de Trancoso, fazendo fronteira com a Praia do Rio Verde. Na verdade, ela parece deserta, todavia seu interior é recheado de condomínios e mansões super luxuosos, que foram construídos de maneira a preservar a vegetação litorânea. Por isso, quando se caminha por sua faixa de areia se tem a impressão de estar em uma praia deserta.
A maior dificuldade é chegar até ela de carro, já que a estradinha de barro não possui um lugar onde estacionar, tampouco um acesso em meios aos grandes terrenos e propriedades privadas. A melhor maneira de chegar até ela é mesmo caminhar a partir da Praia do Rio Verde, o que não exige grande preparo físico.
Por outro lado, o acesso pouco divulgado garante cenários paradisíacos e literalmente desertos, já que não existem barracas ou restaurantes na Praia de Itapororoca. É preciso destacar o grande recife de coral localizado na ponta entre Itapororoca e a Praia do Rio Verde, que na maré baixa forma um belíssimo cenário de grandes piscinas naturais, um dos lugares mais espetaculares de Trancoso também para os amantes do mergulho.
7. Praia de Patimirim
Uma das praias mais desertas de Trancoso, a Praia de Patimirim é usualmente frequentada por poucos surfistas, aventureiros e naturistas, que aproveitam da sua natureza de restinga exuberante e praticamente selvagem. É possível chegar até lá de carro, seguindo pela estradinha de barro que liga às praias do Rio Verde e Itapororoca.
O detalhe é que após um longo trecho sem opção de estacionar, surge uma entradinha de areia em meio à vegetação de restinga, onde é possível parar o carro e seguir andando por uma trilha curtinha até a praia. Mas atenção com o risco de atolar, procure verificar até onde o seu carro pode ir, pois a areia de lá é bem fofa.
A Praia de Patimirim possui ondas fortes, grandes recifes de corais que sobressaem na maré baixa, nenhuma sombra e zero urbanização e infraestrutura. Portanto, para curtir um dia por lá, é preciso levar seu guarda-sol, o que comer e beber.
8. Praia de Itaquena
A Praia de Itaquena está localizada dentro de uma área de preservação ambiental, não sendo possível chegar até ela de carro. Extremamente deserta, raramente recebe algum turista aventureiro em razão do acesso mais difícil, que deve acontecer caminhando a partir da Praia de Patimirim, o ponto de partida mais próximo.
A praia possui mar aberto e recebe ondas fortes, sendo frequentada por surfistas e pela turma que curte longas caminhadas pelas praias. Para se ter uma ideia, a distância entre ela e a Praia dos Coqueiros é de aproximadamente 10 km.
A vantagem de aproveitar um lugar assim é o silêncio e a perfeição da natureza, onde a brisa costuma sussurrar suavemente quase como uma canção de ninar.
A praia inteira possui areia clara e uma moldura de restinga, vegetação praticamente rasteira que não proporciona uma sombra sequer. Porém, na ponta sul, que faz divisa com a Praia de Rio dos Frades, é possível encontrar alguns coqueiros e mais um cenário estonteante.
9. Praia Barra do Rio dos Frades
Completamente selvagem, distante e isolada, a Praia do Rio dos Frades se encontra dentro de uma área de proteção ambiental, sendo estudada por arqueólogos em razão da possível presença de “sambaquis” (morros de mariscos amontoados ao longo de séculos ou milênios, contendo em suas camadas urnas funerárias e fósseis que podem explicar sobre a pré-história brasileira).
O visual por lá é bem diferente das demais praias de Trancoso, já que a Barra do Rio dos Frades é grande, apresenta manguezal denso e águas doces avermelhadas. Uma dica para quem deseja chegar lá caminhando é fazê-lo na maré baixa, para que seja possível atravessar o rio e chegar até a praia.
O melhor ponto de partida para quem vai de carro é a Praia de Patimirim, sendo necessário percorrer toda essa praia e a Praia de Itaquena para então chegar até a foz da Barra do Rio dos Frades.
Para os aventureiros apaixonados por trilhas litorâneas, uma boa pedida é realizar a travessia entre Trancoso e a linda Praia do Espelho caminhando, podendo dormir uma noite selvagem na Praia da Barra do Rio dos Frades e curtir o céu mais estrelado e cintilante de Trancoso.
Quantos cenários incríveis em um mesmo destino, não é mesmo? Por tudo isso, Trancoso é uma das queridinhas do turismo brasileiro e internacional, um lugar realmente plural e repleto de opções de lazer para todos os estilos de turistas, desde quem deseja luxo e conforto até os aventureiros que curtem o camping selvagem.
Agora que você já sabe mais sobre as melhores praias de Trancoso, confira todas as opções de como chegar neste paraíso, para que sua viagem até lá seja completamente confortável e bem sucedida!