
Postado dia 23/06/25 | 9min. de leitura
9 passeios bate e volta saindo de Salvador
0 comentário
0 curtida
0 visualização
Os passeios bate e volta saindo de Salvador revelam destinos surpreendentes a poucos quilômetros da capital baiana. A cidade é cheia de cultura, história e belezas naturais, cercada por praias e ilhas que encantam qualquer visitante. Além disso, está muito próxima de lugares incríveis no Recôncavo Baiano, na Costa dos Coqueiros e na Costa do Dendê, perfeitos para quem deseja explorar novos cenários sem se afastar muito.

E para desfrutar de tudo isso em sua viagem, listamos os principais passeios para ir e voltar no mesmo dia saindo de Salvador, são opções que certamente estão entre as melhores atividades de lazer na cidade.
1. Praia do Forte: um dos passeios bate e volta saindo de Salvador
A Praia do Forte é o principal destino do litoral norte baiano, um lugar cheio de magia e que merece muito ser visitado. A começar pelos seus 12 quilômetros de praias belíssimas, cuja vegetação de coqueirais preservados emoldura longos recifes de corais onde se formam algumas das mais lindas piscinas naturais de águas cristalinas do litoral baiano.

A vila também é muito charmosa, com diversas lojinhas estilosas que se misturam entre grifes famosas, restaurantes, lanchonetes e pontos de belos artesanatos locais.
Por isso pode-se dizer que a Praia do Forte agrada a “Gregos e Troianos”, sejam os apaixonados por praias e mar cristalino, quem curte uma vilazinha simpática para fazer compras e comer bem, ou mesmo, quem adore ambas as alternativas.
O mais legal é que a Praia do Forte fica a apenas 60 quilômetros do aeroporto de Salvador, uma proximidade que a torna perfeita para visitá-la em um passeio bate e volta para esse destino.
Com esse passeio, além de desfrutar da Praia do Forte, antes de voltar para Salvador, você terá uma parada para almoçar na linda Praia de Guarajuba e dar um mergulho nas suas águas antes de retornar à capital.
2. Cachoeira: capital histórica do Recôncavo Baiano

Cachoeira é conhecida como a capital do Recôncavo Baiano, sendo uma das mais importantes cidades históricas do estado. Isso pelo fato de ter sido um dos principais centros da indústria açucareira do Brasil Colônia, produzindo uma grande riqueza econômica observada no requinte dos seus casarões coloniais e no esplendor das suas igrejas seculares.
A cidade também é considerada capital da Bahia no dia 25 de junho, em homenagem ao dia 25 de junho de 1822, quando seus populares resistiram e lutaram contra embarcações portuguesas durante as batalhas pela Independência do Brasil na Bahia.
Assim sendo, o Governo da Bahia usa do simbolismo quando torna Cachoeira a sede do estado nesse célebre dia.
Mas toda essa riqueza arquitetônica e histórica é ainda pequena diante da beleza cultural que transpira pelos poros da cidade.

Um lugar povoado pelos herdeiros da resistência negra à escravidão, do sincretismo religioso e da imponente Irmandade da Boa Morte, instituição responsável por uma das mais tradicionais festas profano-religiosas da Bahia, a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, que acontece sempre entre os dias 13 e 17 de agosto.
O tour bate e volta de Salvador para Cachoeira é uma oportunidade de conhecer tudo isso bem de pertinho. É possível visitar monumentos extraordinários como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e sua linda coleção de azulejos portugueses; a antiquíssima Capela de Nossa Senhora d’Ajuda, construída em 1595; a sede da Irmandade da Boa Morte; o magnífico conjunto arquitetônico do Carmo, a Praça da Aclamação e muito mais.
Tudo aqui descrito sobre Cachoeira se enquadra perfeitamente ao público que curte um passeio histórico-cultural, sendo para esse público uma verdadeira dádiva!
3. Ilha dos Frades: bate e volta econômico saindo de Salvador

A Ilha dos Frades é um destino completo localizado nas águas sagradas da Baía de Todos os Santos. Sua praia mais famosa, a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, é certificada com a Bandeira Azul pela Foundation for Environmental Education (FEE), que lista as melhores praias ao redor do mundo pela qualidade socioambiental, segurança, qualidade da água, gestão e educação ambiental.
Além disso, é um dos lugares históricos mais misteriosos da Bahia, tendo sua presença observada e descrita pelos principais cronistas do séc. XVI.
A Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe é uma prova da sua história e está situada no alto de um morro, com vista esplendorosa da Praia de Nossa Senhora de Guadalupe e da Baía de Todos os Santos.

Não se sabe ao certo a data da sua construção, somente que é muito antiga, como descreveu o Frei Agostinho de Santa Maria em 1711:
"Esta casa da Senhora é muito antiga, e assim já não há lembrança, nem consta do tempo em que foi fundada”...
A vila de Nossa Senhora de Guadalupe é muito charmosa e proporciona ótimos restaurantes, onde se pode comer o que há de melhor na culinária baiana. Passar um dia nesse lugar é imperdível e por isso o bate e volta para a Ilha dos Frades é imprescindível para quem vai à Salvador.
Tal passeio é recomendável para os amantes de banhos cristalinos, os curtidores de praia, aos que apreciam boa gastronomia, mas também aos turistas apaixonados por monumentos históricos antigos.
4. Mangue Seco: dunas e praias desertas

Um dos primeiros destinos de novela da Bahia, Mangue Seco ainda preserva o mesmo ar pitoresco e charmoso da época em que a novela Tieta foi ao ar, em 1989. Estou falando de um pequeno povoado às margens do rio Real e que está na fronteira da Bahia com o estado de Sergipe.
O grande encanto deste lugar está muito além dos seus quilômetros de praias desertas, mas principalmente nas dunas de areia branca que mudam de lugar ao sabor dos ventos, encobrindo cajueiros, coqueiros e transformando constantemente as paisagens. Tais dunas também proporcionam mirantes incríveis, de onde se tem visões espetaculares do manguezal, restinga, coqueirais, povoado e do rio Real de um lado, e do mar no outro.

O passeio de ida e volta de Salvador para Mangue Seco possibilita ao turista desfrutar de tudo isso e muito mais, como o rico passeio de buggy pelas dunas, que visita alguns pontos que ficaram famosos pela novela Tieta, como os coqueiros Romeu e Julieta.
Sem esquecer do delicioso almoço em uma das barracas de praia posicionadas em frente ao mar, além do caminhar sossegado pelas ruas de areia do povoado.
Passar um dia em Mangue Seco é como esquecer que o tempo corre, uma maneira de se desligar completamente da vida urbana e sossegar a mente. Portanto, é contraindicado aos turistas que buscam badalação e aglomerados de gente.
5. Imbassaí e Reserva Sapiranga: praias, rio e mata atlântica
A Praia de Imbassaí é mais um destino especial localizado no litoral norte baiano que proporciona charme, cultura, gastronomia e muitas paisagens espetaculares.

Seu grande destaque está no belíssimo rio Imbassaí, que percorre sinuosamente os manguezais do povoado e nesse curso revela cenários paradisíacos antes de encontrar o mar.
Quanto a sua foz, é ainda mais instigante, formada por prainhas fluviais a poucos metros do mar, um complexo de piscinas fluviais onde o tempero da gastronomia e bebidas geladinhas são a tônica dos serviços oferecidos aos turistas, que os apreciam literalmente dentro d‘água.
Vale lembrar que o passeio bate e volta de Salvador para Imbassaí ainda proporciona uma charmosa volta de buggy pela Reserva de Mata Atlântica Sapiranga e finaliza nas ruínas do antigo Castelo Garcia d’Ávila, na Praia do Forte.
Mais um passeio que atende público heterogêneo, com ênfase em relaxar na praia, se deliciar com a gastronomia local, desfrutar das belezas da Mata Atlântica preservada e apreciar ruínas históricas do séc. XVI.
6. Praia de Santo Antônio e Castelo Garcia d’Ávila: praia, artesanato e história

Pense em um povoado singelo e pitoresco à beira-mar, cuja população descende de remanescentes de quilombos e por muito tempo viveu isolada e exclusivamente da pesca artesanal.
A Praia de Santo Antônio se abriu ao turismo faz pouco tempo e seu povoado ainda é reduto de artesãs que exibem nas portas das suas casas, belas peças confeccionadas em palha de piaçava. Mas também é um lugar tomado por dunas e coqueirais que enchem os olhos dos visitantes.
O bate e volta para a Praia de Santo Antônio muito se parece com o de Imbassaí e após a praia, também passa pela Reserva Sapiranga e fecha o dia no Castelo Garcia d’Ávila.
7. Morro de São Paulo: bate e volta de catamarã
Acredite: é possível conhecer o famoso Morro de São Paulo em um passeio para ir e voltar no mesmo dia a partir de Salvador! Ou seja, além de todas as maravilhas que a capital baiana oferece, o turista ainda pode se deliciar com a possibilidade de passar algumas horas neste que é um dos destinos mais famosos do Brasil.

Morro de São Paulo também é super heterogêneo e ao chegar lá, o turista tem algumas horas livres para explorar o lugar.
Se você tem o perfil de quem curte badalação, seu lugar será a 2ª Praia, que além de muita gente bonita e serviços qualificados, é um dos principais cartões postais da Bahia, com suas piscinas naturais cristalinas e a bela Ilha da Saudade ao fundo.
Para os apaixonados por história, é importante salientar que a vila é uma das primeiras do Brasil, tendo sido fundada em 1536 por Francisco Romero, preposto de Jorge Figueiredo Correia, o donatário da Capitania Hereditária de São Jorge dos Ilhéus.
Então sebo nas canelas para visitar monumentos históricos incríveis, como a Fortaleza Tapirandu e seu Forte São Paulo, a Fonte Grande, a Igreja Nossa Senhora da Luz, o casarão colonial da pousada homônima e as ruínas localizadas na subida para o farol. Lá em cima, você terá uma vista espetacular de todas as praias de Morro de São Paulo.
Agora, se você deseja descansar sossegado em uma praia paradisíaca, vá até a Quarta Praia e se acomode embaixo de uma amendoeira qualquer. Elas estão perfiladas ao longo da praia e em frente a um mar cristalino, repleto de recifes de corais e piscinas naturais. Só não vá muito longe e fique atento ao horário de retorno do passeio.
8. Coroa do Limo e Ilha de Itaparica: passeio paradisíaco perto de Salvador

O passeio para a Coroa do Limo e Ilha de Itaparica é completamente fora da curva. Começa pela chegada navegando até a incrível Coroa do Limo, um banco de areia de águas muito cristalinas e localizado no meio do mar, bem em frente ao município histórico de Itaparica.
É um dos passeios bate e volta mais paradisíacos saindo de Salvador, já que a Coroa do Limo oferece um cenário digno das Ilhas Maldivas e o Restaurante Manguezal proporciona conforto, gastronomia e charme em frente à Praia de Ponta de Areia, também situada na Ilha de Itaparica.
Portanto, essa opção oferece belezas naturais incríveis e todo o glamour de um dos mais completos restaurantes à beira-mar da Bahia.
9. Loreto e Ilha de Maré: história e praias em passeio bate e volta

O passeio bate e volta para Loreto e Ilha de Maré visita o extremo norte da Ilha dos Frades, o outro lado não explorado no tradicional passeio narrado no terceiro tópico deste artigo.
Loreto também é reduto de história, já que o local possui uma antiga caieira, casarões coloniais muito antigos e a belíssima Igreja de Nossa Senhora do Loreto, construída no séc. XVII sobre uma muralha de pedras mergulhada nas águas da Baía de Todos os Santos.
O mar verde-esmeralda e o belo coqueiral em frente à praia completam o cenário paradisíaco do Loreto e de lá, o passeio ainda realiza uma parada na linda Praia das Neves, na Ilha de Maré.

Mais um povoado que funde história muito antiga com paisagens paradisíacas, esta praia possui um dos mais antigos monumentos históricos do Brasil, a Igreja de Nossa Senhora das Neves, construída em 1552 como parte da primeira leva de engenhos de açúcar da Bahia.
Ainda, vale lembrar que o cenário que a cerca é espetacular, especialmente pela coloração do mar, que varia entre tons de verde e azul cristalinos.
Esta é uma opção para turistas que curtem história e praias paradisíacas, com a oportunidade de degustar a deliciosa gastronomia baiana na areia da praia.
Agora que você já conhece os principais passeios bate e volta a partir de Salvador, saiba porque comprar seus passeios com a Bahia Terra Turismo é a opção mais vantajosa para você!
Por Márcio Vasconcelos de O. Torres
Historiador e viajante - marciotorresbb@gmail.com