top of page
8 passeios bate-volta na Chapada Diamantina

Postado dia 23/11/24 | 6min. de leitura

8 passeios bate-volta na Chapada Diamantina

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Em geral, tem-se uma imagem da Chapada Diamantina como um destino repleto de aventuras, trilhas e trekkings dificílimos e imersões na natureza restritas apenas aos mais preparados fisicamente e mais destemidos. Em parte, este conceito está certo, porém existe um outro lado que proporciona diversos passeios bate-volta na Chapada Diamantina, que são super democráticos e exigem pouco esforço físico.

Mergulho águas azuis Fazenda Pratinha Chapada Diamantina
Mergulho azul na magnífica Fazenda Pratinha - Chapada Diamantina

Neste artigo, vamos conhecer as opções de passeios de um dia na Chapada Diamantina, que levam e trazem os turistas de carro e que quase não exigem esforço. E também algumas opções de trilhas para aqueles que já se atrevem a caminhar por alguns quilômetros por dentro de cânions, subindo e descendo serras em busca de cachoeiras deslumbrantes.

Vale lembrar que Lençóis é o ponto de partida e chegada em todos eles, portanto, um ótimo lugar para se hospedar, já que também é uma bela cidade histórica repleta de casarões coloniais e monumentos históricos de grande importância.

Confira os passeios bate-volta na Chapada Diamantina

1. Passeio Poço Azul e Poço Encantado

Raio de sol penetrando no Poço Azul Chapada Diamantina
Raio de sol penetrando no Poço Azul - Chapada Diamantina

Um clássico da Chapada Diamantina, o passeio Poço Azul e Poço Encantado leva os turistas de carro para duas das mais incríveis paisagens dessa grande região serrana na Bahia. Deslumbre é a palavra que melhor expressa o sentimento dos turistas que visitam esses dois poços de rara beleza e super fotogênicos.

O passeio sai de Lençóis às 8h e seguindo para o município de Nova Redenção, visitando primeiro o Poço Azul para banho e mergulho de flutuação em suas águas incrivelmente azuis. Após uma pausa para o almoço por lá mesmo o passeio segue para admirar sem banho o fantástico Poço Encantado

O passeio inteiro dura aproximadamente 10h até o retorno para Lençóis.

2. Passeio Grutas e Morro do Pai Inácio

O Passeio Grutas e Morro do Pai Inácio é mais um clássico da Chapada Diamantina que sai de Lençóis para um dia longo e repleto de emoções. Com saída às 8h, realiza uma primeira parada onde estão o poço e a cachoeira do Diabo, às margens da BR-242

Gruta Azul na Fazenda Pratinha Chapada Diamantina
A deslumbrante Gruta Azul na Fazenda Pratinha - Chapada Diamantina

Em seguida e com todos ainda maravilhados com o delicioso banho de cachoeira oportunizado, o carro segue para a maravilhosa Fazenda Pratinha, o mais bonito balneário da Chapada Diamantina, onde seu rio de águas azuis e cristalinas destoam no cenário rural.

Lá mesmo, os turistas conhecem a linda Gruta Azul e são oportunizados com um mergulho em flutuação (não incluso no pacote), onde podem contratar fotos e filmagens sub que garantem o valor investido.

O passeio ainda visita à linda Gruta da Fumaça e sobe a curta trilha do Morro do Pai Inácio para um final de tarde sensacional antes do retorno para Lençóis.

3. Passeio Cachoeira do Mosquito e Serra das Paridas

Agora, se você deseja tomar banho debaixo de uma cachoeira imponente sem a necessidade de caminhar em trilhas longas e tampouco saber nadar, o Passeio Cachoeira do Mosquito e Serra das Paridas já começa incrível.

Pinturas rupestres na Serra das Paridas Chapada Diamantina
Pinturas rupestres na Serra das Paridas - Chapada Diamantina

E tudo isso pelo seguinte: a Cachoeira do Mosquito é belíssima, possui 80 metros de queda livre e pode ser acessada de carro e uma caminhada curta. Outro destaque é que ela não possui um poço, e sim uma linda prainha de areia e pedras, de maneira que para tomar banho bem embaixo dela, não é preciso saber nadar.

E se você pensa que acabou, está enganado, o passeio ainda se desloca para a histórica Serra das Paridas. Além de deslumbrar os visitantes com um lindo mirante de onde se pode visualizar grande parte da Serra do Sincorá, o local também é um fantástico sítio arqueológico repleto de pinturas rupestres de aproximadamente 12 mil anos.

4. Passeio Caverna Torrinha e Cachoeira do Pai Inácio

O Passeio Caverna Torrinha Cachoeira Pai Inácio é mais uma ótima opção de passeio bate-volta a partir de Lençóis e leva para uma das mais espetaculares cavernas do Brasil, além de uma cachoeirinha pouco conhecida pelos turistas.

Cachoeira do Pai Inácio Chapada Diamantina
Cachoeira do Pai Inácio, singela e pouco conhecida - Chapada Diamantina

A primeira parada acontece na Caverna da Torrinha, que oportuniza os visitantes com uma trilha de aproximadamente 3h caminhando lentamente no escuro e visitando cenários incríveis descortinados por iluminação artificial de lanternas especiais. 

Dentre eles, formações geológicas de milhões de anos repletas de estalactites e estalagmites de grande porte.

Posteriormente, o passeio leva até a Cachoeira do Pai Inácio, que está situada atrás do famoso morro homônimo. Um local perfeito para crianças na Chapada Diamantina, já que a cachoeira só tem 10 metros de altura e possui um poço perfeito para o banho.

5. Passeio Pantanal Marimbus e Rio Roncador

Espelho d'água Pantanal Marimbus Chapada Diamantina
Espelho d'água incrível no Pantanal Marimbus - Chapada Diamantina

O Passeio Pantanal Marimbus e Rio Roncador é diferente de tudo o que você experimentará na Chapada Diamantina, e isso se dá em razão deste incrível pantanal estar situado em uma planície cercada de serras e receber diversas águas de rios e cachoeiras da região. Sem contar a incrível paisagem repleta de vegetação belíssima que ao cair da tarde se espelha nas águas negras do pantanal.

O passeio vai até a Comunidade Quilombola Remanso, de onde sai uma canoa guiada por remador e guia local, que conduz os visitantes pelas lindas paisagens do Marimbus

Em um determinado ponto, todos descem da canoa e seguem caminhando até o Restaurante Casarão, onde acontece o almoço e também onde inicia uma trilha leve que leva até as deliciosas piscinas naturais do Rio Roncador.

6. Trekking Lençóis ao Vale do Capão

O Trekking Lençóis ao Vale do Capão é um roteiro de apenas um dia, mas não se trata de um passeio, e sim, de uma trilha de 25 quilômetros que sobe e desce serras passando por paisagens incríveis. Porém, somente deve ser procurado por turistas com experiência em caminhadas longas e bom preparo físico.

Trata-se de uma antiga trilha de garimpeiros que passa pelo famoso Morrão, também conhecido como Monte Tabor, um dos visuais clássicos da Chapada Diamantina. O trekking dura aproximadamente 11h caminhando e contempla um transfer de retorno do Vale do Capão para Lençóis ao final do dia.

Cachoeira do Sossego em Lençóis Chapada Diamantina
Cachoeira do Sossego em Lençóis - Chapada Diamantina

7. Trilha Cachoeira do Sossego em Lençóis

A Trilha Cachoeira do Sossego é uma das mais difíceis de Lençóis, sendo 14 quilômetros de caminhada (ida e volta) inteiramente pelo leito do Rio Ribeirão. Portanto, o grau de dificuldade é de médio a difícil, especialmente se estiver chovendo, quando as pedras na trilha ficam escorregadias e exigem uma perícia grande por parte dos caminhantes.

Assim sendo, não se trata de um passeio, mas uma trilha bate-volta de responsabilidade que só deve ser acessada por pessoas com alguma experiência em trilhas e bom preparo físico.

Por outro lado, a Cachoeira do Sossego é realmente um sossego, cercada por um lindo cânion e um poço magnífico para banho ao final da caminhada. A cachoeira é perene, ou seja, fruto de um rio que nunca seca, e possui aproximadamente 15 metros de altura. 

Um lugar encantador, silencioso e que preenche por completo a exigência dos mais experientes ecoturistas.

8. Trilha Cachoeira da Fumaça por cima

Cachoeira da Fumaça por cima Chapada Diamantina
A imponente Cachoeira da Fumaça vista por cima - Chapada Diamantina

A Cachoeira da Fumaça é uma obra-prima da natureza, um encanto do Criador feito em seus dias de maior inspiração. O lugar em si é de grande imponência, já que estamos falando de paredões que passam 400 metros de altura e um cânion gigantesco e majestoso.

Por tudo isso, a Cachoeira da Fumaça é considerada uma das mais incríveis do país e também uma das mais altas, com seus 385 metros de queda livre, onde as águas literalmente viram fumaça no ar. 

Em dias de sol, a cachoeira em queda produz um magnífico arco-íris, dando ainda mais beleza ao já extraordinário.

Duas trilhas levam a Cachoeira da Fumaça, que pode ser acessada por baixo em um trekking de 4 dias, ou por cima, em uma trilha bate-volta a partir do vale do Capão. 

Assim sendo, a Trilha da Cachoeira da Fumaça por Cima parte de Lençóis de carro e vai até o Vale do Capão, onde inicia a aventura até o topo da mais incrível cachoeira da Chapada Diamantina.

A primeira parte do percurso é o mais difícil, com uma longa subida de 45 graus que realmente exige preparo físico. Em seguida, os turistas seguem caminhando pelos Gerais da Fumaça, um chapadão repleto de linda vegetação florida e córregos de água ferrosa excelentes para banho.

O grande espetáculo da trilha acontece na chegada, quando os turistas ficam realmente boquiabertos com a imensidão do lugar. O visual faz realmente valer a pena cada metro da trilha e todo o esforço empreendido.

Após a Fumaça, a trilha ainda leva até a bela Cachoeira do Riachinho, com direito a um banho de lavar a alma antes do retorno.

Hoje você conheceu os principais passeios e trilhas no estilo bate-volta na Chapada Diamantina, ou seja, que acontecem em apenas um dia. 

Lembrando que os passeios são atividades realizadas em carros e para toda a família, já que não exigem grandes esforços por parte dos turistas. Já as trilhas, mesmo sendo de apenas um dia, já exigem alguma habilidade e prática em trekking, além de um preparo físico condizente com a atividade.

Agora que você está a par de tudo isso, conheça mais sobre Lençóis, a cidade mais estruturada para o turismo na Chapada Diamantina. Além de possuir a maior variedade de hospedagens da região, é o ponto de partida para os principais passeios, trilhas e trekkings, incluindo todos que aqui citamos!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page