top of page
Igreja de Nossa Senhora da Penha, Salvador: história e beleza

Postado dia 29/08/25 | 5min. de leitura

Igreja de Nossa Senhora da Penha, Salvador: história e beleza

0 comentário

0 curtida

136 visualizações

A Igreja de Nossa Senhora da Penha de Salvador foi construída em um dos locais mais bonitos da Baía de Todos os Santos, a extremidade da Península de Itapagipe.

Visitá-la é uma excelente opção do que fazer na cidade, tanto no que diz respeito à igreja em si, como pelas belezas naturais e culturais que a cercam. O monumento está próximo de praias lindas, restaurantes tradicionais e outros monumentos históricos de grande relevância para a cidade.

Igreja de Nossa Senhora da Penha Península de Itapagipe Salvador foto aérea
Paisagem belíssima da Igreja de Nossa Senhora da Penha na extremidade da Península de Itapagipe

Continue conosco e conheça um pouco mais sobre esta antiga igreja e tudo o que há de bom para se fazer ao seu redor!

Um pouco sobre a história da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha 

A primeira informação a respeito da Igreja de N. S. da Penha de Salvador é que ela foi construída em 1742, pelo então Arcebispo D. José Botelho de Mattos, para ser uma capela privada e com o fim principal de funcionar como palácio de verão para o religioso. 

Foto antiga do Palácio de Verão do Arcebispo e Igreja de N. Sra. da Penha
Foto antiga do Palácio de Verão do Arcebispo e Igreja de N. Sra. da Penha

Não à toa, o local escolhido para sua instalação foi a extremidade da Península de Itapagipe, um lugar de belezas naturais inigualáveis e excelentes ares.

No ano de 1759, foi criada a freguesia de N. S. da Penha e em 1760, a igreja foi elevada à categoria de matriz. 

O Arcebispo D. José Botelho de Mattos, que morreu em 1767, está enterrado na própria capela que construiu para si. Em seu testamento, doou a igreja e o palácio à paróquia, que em razão das obrigações e responsabilidades que vieram juntas, prontamente recusou.

O palácio foi então incorporado à Coroa, que o doou aos Arcebispos e passou a funcionar como casa de repouso. Daí em diante, foi administrado por diversas instituições monásticas, como as irmãs do Bom Pastor, Sacramentinas, Franciscanas da Imaculada Conceição e Ordem das Carmelitas Descalças.

O que ver na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França

Fachada Paláciod e Verão do Arcebispo Igreja de Nossa Senhor a da Penha Salvador
A fachada do Palácio de Verão do Arcebispo e da Igreja de N. Sra. da Penha

O conjunto arquitetônico formado pelo Palácio de Verão do Arcebispo e sua igreja são de notável valor.

No palácio, se destaca o saguão central, que está interligado aos cômodos.

A igreja possui nave com tetos de painéis pintados por autor desconhecido e três altares em estilo barroco. 

Quanto às imagens, destacam-se a de Santa Ana, São Joaquim, N. S. do Parto e uma efígie de Bom Jesus da Pedra, além de utensílios como uma custódia (peça usada para expor a hóstia) de pedra com raios dourados, cálice e castiçais de prata.

A Festa da padroeira Nossa Senhora da Penha de França

A festa de Nossa Senhora da Penha de França é realizada com uma novena preparatória e uma comemoração solene, que acontecem na Paróquia Nossa Senhora da Penha de França, instalada no interior da igreja. 

O dia consagrado é 15 de agosto, data em que a Praia da Ribeira e toda a Península de Itapagipe se dedicam integralmente à sua padroeira, com direito a Alvorada, Ofício, Primeira Missa, Missa Solene e Procissão pelas ruas da Ribeira. 

Como chegar na Igreja Matriz de N. S. da Penha em Salvador

Ponta da Península de Itapagipe Igreja de Nossa Senhora da Penha Salvador
Mais um ângulo da Igreja de N. Sra. da Penha, na ponta da Península de Itapagipe

O bairro da Ribeira, onde está a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, não é tão bem servido de transporte público. Para quem deseja ir de ônibus coletivo, uma boa referência é se deslocar até o Terminal da França e de lá pegar qualquer linha de ônibus que vá direto para a Ribeira, pedindo ao motorista para descer no ponto mais próximo da igreja.

Porém, a melhor maneira de ir até a Igreja de Nossa Senhora da Penha é contratando um transfer, com um automóvel novo e climatizado que busca o turista no hotel onde estiver hospedado.

OBS: A igreja se encontra fechada aguardando uma obra de restauro, mas é possível visitá-la nos dias e horários de missa, quando sua nave se torna acessível aos turistas.

Endereço da Igreja de N. S. da Penha: Praça Padre Francisco Dórea, Reis, nº 2, Ribeira, Salvador.

Dias e horário de missas: quarta e quinta-feira, às 07:30.

O que fazer próximo à Igreja de N. S. da Penha

Mar cristalino Praia da Penha Península de Itapagipe Salvador
O mar cristalino da Praia da Penha, na Península de Itapagipe

Além do fato da Igreja de Nossa Senhora da Penha ficar em frente a praia, à sua esquerda está a Praia da Ribeira.

Esta praia proporciona um dos melhores banhos de Salvador quando a maré está cheia. 

À direita, está a Enseada dos Tainheiros, onde funciona a bela orla do bairro da Ribeira.

Nela, não deixe de provar o maravilhoso sorvete da Sorveteria da Ribeira e conhecer o Museu do Sorvete, instalado no belo e histórico Solar Amado Bahia.

Lembrando que da Enseada dos Tainheiros saem barcos que levam até o bairro de Plataforma, onde estão as ruínas da antiga fábrica de tecidos São Braz e o excelente e tradicional Restaurante Boca de Galinha, que serve uma das melhores moquecas de Salvador.

Igreja de Nossa Senhora da Penha Península de Itapagipe Praia da Ribeira
Igreja de N. Sra. da Penha na extremidade da Península de Itapagipe, com toda a extensão da Praia da Ribeira ao fundo

Também se encontra bem próximo à linda Ponta do Humaitá, composta pelo Farol do Humaitá, Forte Monte Serrat, Igreja e Mosteiro de Nossa Senhora de Monte Serrat, e o antigo casarão que pertenceu à família Garcia d’Ávila, datado de 1619 e onde funciona um ótimo restaurante.

A Igreja do Senhor do Bonfim também fica bem perto, e certamente uma visita a ela será um dos pontos altos desse passeio, em se tratando de um dos cartões postais mais famosos do Brasil.

O pôr do sol da Ribeira

Falar dessa região e não citar o pôr do sol seria um crime! Por isso, finalizo este artigo com essa “cereja do bolo”, momento especial do dia que pode ser apreciado em frente a Igreja de N. S. da Penha, na Ponta do Humaitá e no restaurante Boca de Galinha, em Plataforma.

Pôr do sol na Praia da Ribeira Salvador
Pôr do sol na Praia da Ribeira, em Salvador

Todos esses lugares estão posicionados de frente para o Oeste e proporcionam paisagens espetaculares e douradas ao final de cada dia.

Agora que tem as informações necessárias para fazer uma visita à Igreja de Nossa Senhora da Penha em Salvador e conhece as diversas opções de passeio nas suas redondezas, confira também a nossa seleção de igrejas de Salvador que merecem destaque, pela importância arquitetônica, histórica e cultural que oferecem.

Bibliografia

AZEVEDO, Paulo Ormindo David de. IPAC-BA: Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia. Salvador: Secretaria da Indústria e Comércio e Turismo. v.1. Monumentos do Município de Salvador, 1975-2002. 7v.


Por Márcio Vasconcelos de O. Torres

Historiador e viajante - marciotorresbb@gmail.com

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page