top of page
5 pontos turísticos de Porto Seguro que devem estar na sua lista

Postado dia 11/05/23 | 4min. de leitura

5 pontos turísticos de Porto Seguro que devem estar na sua lista

0 comentário

0 curtida

0 visualização

No que diz respeito aos pontos turísticos de Porto Seguro, não é exagero afirmar que são os principais da Costa do Descobrimento. Afinal, é ali que, com a ajuda de um bom guia turístico, você poderá conhecer uma parte importante do início da história do nosso país.


Porto, para os mais íntimos, também atrai milhares de turistas todos os anos por conta da animação que algumas de suas atrações oferecem e, claro: por conta de suas paisagens espetaculares!

Há, na verdade, pontos turísticos para diversos gostos nesse cantinho da Bahia. Porém, existem aqueles que são praticamente obrigatórios no roteiro de qualquer turista, além de alguns menos óbvios que irão enriquecer mais ainda sua viagem.

Conheça alguns deles a seguir, e comece a se planejar assim que possível para visitá-los.

Os pontos turísticos de Porto Seguro que você precisa conhecer

1. Centro Histórico

Se você ama história e que “ver com seus próprios olhos” o local onde, ao que tudo indica, as primeiras embarcações portuguesas chegaram, dirija-se diretamente à parte alta da cidade, onde está localizado o Centro Histórico.

Os casarões coloniais que ali estão guardam diversas histórias, além de muitos deles serem, hoje, lojinhas charmosas de artesanato.

Se possível, faça esse passeio com um guia, assim poderá conhecer todos os detalhes sobre a Capela de São Benedito, o Marco Zero do Descobrimento e o Museu do Descobrimento, por exemplo.

Lembrando que, ainda no que diz respeito ao contexto histórico, também vale a pena conhecer o Memorial da Epopeia do Descobrimento, com sua icônica caravela.

2. Passarela do Descobrimento

No quesito mais comercial de sua viagem, a dica é que você vá pelo menos uma vez na Passarela do Descobrimento. Mas, acredite: irá querer ir mais vezes.

Afinal, são muitas lojinhas, restaurantes e barracas para conhecer. E, ao anoitecer, o lugar ganha ainda mais vida!

Uma curiosidade, que talvez você não conheça: antigamente o local se chamava Passarela do Álcool, pois as barracas tinham como foco vender bebida alcoólica. Mas, hoje, os produtos vendidos são diversificados, incluindo não só as bebidas, mas doces e artesanatos também, entre outros.

3. Reserva Pataxó

A Reserva Pataxó da Jaqueira não está literalmente dentro da cidade e, por isso, acaba até mesmo sendo um dos passeios turísticos menos óbvios em Porto Seguro. Principalmente quando tantas pessoas vão para esse destino pensando somente nas praias e no agito.

Mas a verdade é que uma visita a essa reserva sempre será enriquecedora, e não precisa ficar restrita a poucas horas: você pode até mesmo pernoitar ali, de modo a viver uma imersão ainda maior na cultura e nos rituais dos índios Pataxós.

4. Praia de Taperapuã

É claro que em Porto Seguro os lugares turísticos também incluem as praias, sendo até mesmo difícil escolher quais visitar, caso a estadia seja curta.

Mas uma escolha que você pode fazer, sem medo de errar, é visitar a Praia de Taperapuã.

Ela é considerada por muitas pessoas a praia mais bonita desse destino, e de fato tem uma bela paisagem, daquela típica das praias da Bahia.

Mas o que faz com que ela seja tão procurada também é a infraestrutura que oferece aos turistas, incluindo as famosas megabarracas. Se você não abre mão de agito, inclusive, não deixe de conhecer a megabarraca Tôa Tôa: é diversão na certa!

Atualmente, essas estruturas buscam oferecer entretenimento mais diversificado. Mas, se mesmo assim você preferir um lugar um pouco mais calmo, principalmente se estiver com crianças, outra boa pedida é a Praia do Mutá.

5. Parque Marinho de Recife de Fora

Se você gosta de uma aventura em alto mar, não abre mão de curtir piscinas naturais e, ainda, gosta de observar a fauna e a flora marinhas por meio de um mergulho, irá amar conhecer esse lugar!

O Parque Marinho de Recife de Fora exige 45 minutos de navegação para ser visitado, e vale a pena esperar todo esse tempo: os corais e os bancos de areia, entre outros elementos, formam uma paisagem espetacular, que rende fotos belíssimas e memórias para a vida toda.

Você dificilmente viverá uma aventura igual em outro lugar!

Aproveite também os distritos de Porto Seguro

Você sabia que sua viagem para Porto Seguro não precisa ficar restrita unicamente a este município?

Ocorre que Porto Seguro possui diversos distritos que fazem parte de seu território, não sendo raro que os turistas prefiram aproveitar a estadia para conhecê-los também.

Há quem cite Arraial D’Ajuda, por exemplo, como um dos pontos turísticos de Porto Seguro, mas a verdade é que esse outro destino, assim como outros famosos, compõem os respectivos distritos citados.

Trancoso e Caraíva, conhecidos como dois dos lugares mais incríveis da Bahia, são alguns exemplos.

Veja, abaixo, uma relação com alguns dos pontos turísticos desses locais, que você poderá acrescentar em seu roteiro:

  • Rua Mucugê (Arraial D’Ajuda): perfeita para ser visitada principalmente após anoitecer;

  • Quadrado (Trancoso): é extremamente charmoso, por conta de sua arquitetura, e oferece uma vista perfeita para o mar;

  • Rio Caraíva (Caraíva);

  • Arraial D’Ajuda Ecoparque (parque aquático em Arraial D’Ajuda);

  • Praia dos Nativos (Trancoso).

E o melhor é que, estando em Porto Seguro, você poderá fazer um “bate e volta” tanto para Trancoso quanto para Arraial D’Ajuda, sendo que esse último distrito, inclusive, está a uma curta travessia de balsa de distância.

Caraíva, porém, está mais distante, o que ajuda a manter sua fama de vilarejo rústico que não se rendeu ao turismo de massa. Mas ali, de Porto, você também poderá encontrar o transporte ideal para te levar até lá.

E então: agora que você já conhece os pontos turísticos de Porto Seguro que precisam fazer parte do seu roteiro, e conhece os distritos que fazem parte desse município e também possuem muitos atrativos, que tal começar a se planejar?

Lembrando que você não precisa se hospedar todos os dias em Porto, especificamente: os destinos baianos aqui citados, que fazem parte da Costa do Descobrimento, contam com também ótimas hospedagens, cabendo a você decidir colocá-las em seu roteiro.

Caso prefira se planejar para conhecer outros lugares, não deixe de ler nosso conteúdo sobre o oeste baiano e seus principais destinos e conheça esse outro lado surpreendente da Bahia.


Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page