
Postado dia 14/07/25 | 4min. de leitura
Praia da Preguiça em Salvador: um refúgio para relaxar
0 comentário
0 curtida
365 visualizações
A Praia da Preguiça em Salvador é um lugar que praticamente todos os moradores da cidade sabem que existe, mas poucos realmente vão lá e usufruem da sua beleza.
Situada na parte baixa da Avenida Contorno, ela possui o privilégio de estar entre alguns dos mais lindos cartões postais de Salvador, mas sua exuberância está no fato de ser banhada pelas águas verdes e cristalinas da Baía de Todos os Santos.
Seu mar é calmo e de águas mornas, perfeito para o banho, especialmente de crianças e idosos. Mas também é ideal para a prática de modalidades esportivas a remo e por isso a Praia da Preguiça é um dos principais points do stand up paddle, da canoa havaiana e do caiaque.
Por tudo isso, visitá-la é uma das melhores opções de lazer em Salvador, um passeio para toda a família!

Onde fica e como chegar na Praia da Preguiça em Salvador
A Praia da Preguiça está exatamente entre o Restaurante Amado e o Restaurante Soho, duas das principais referências gastronômicas de Salvador.
Ela é o último ponto antes da Avenida Contorno começar a subir a falha geográfica de Salvador em direção a alguns dos bairros mais charmosos da cidade, como a Graça e a Barra, por exemplo.
A melhor maneira de chegar até ela, e também a mais segura, é utilizando o serviço de transfer, que busca o turista no conforto do seu hotel e o leva direto para lá.
O que fazer na Praia da Preguiça
Curtir a preguiça
Primeiro, esquecer o relógio e passar um dia sossegado entre banhos de mar e de sol, relaxando sob um sombreiro ou lendo um bom livro.
A Praia da Preguiça é de uma calmaria que impressiona, sendo que em alguns momentos, até se esquece de estar em uma grande metrópole como Salvador. Portanto, não esqueça de se apropriar do nome da praia, já que nela, a preguiça é muito importante!
Fazer esportes náuticos a remo

Mas também existe o lado antagônico, já que a Praia da Preguiça é frequentada pela galera dos esportes a remo.
Ou seja, nada de preguiça! Homens, mulheres, crianças e idosos ao mar em busca de aventura, exploração das paisagens maravilhosas da Baía de Todos os Santos e banhos deliciosos em alto mar.
Uma ótima maneira de aproveitar o que foi citado no parágrafo anterior é desfrutar de um passeio em canoa havaiana rumo ao Porto da Barra. Também é possível fazer outro passeio que leva até a linda prainha do Forte São Marcelo, de onde se tem uma vista espetacular do complexo arquitetônico que envolve o antigo porto da cidade do São Salvador.
Aproveitar a gastronomia de primeira

Como já foi dito, a Praia da Preguiça fica entre dois restaurantes sofisticados da cidade, sendo o Soho especializado em comida japonesa, e o Amado em comida contemporânea brasileira, mas com elementos fortes das culinárias baiana e francesa.
A Bahia Marina está a poucos metros da Praia da Preguiça, dando para ir a pé até lá. Trata-se de ser um dos mais importantes espaços náuticos da cidade, ela oferece restaurantes excelentes e que proporcionam muito conforto e vistas espetaculares da Baía de Todos os Santos, a exemplo do Lafayette, do Lôro, do Lotti Comida Italiana e do Macelleria Quitéria.
Atrações próximas à Praia da Preguiça
Retornando ao primeiro parágrafo deste artigo, quando afirmei ser a Praia da Preguiça cercada de alguns dos mais belos cartões postais de Salvador, eis alguns deles que podem ser inseridos no seu passeio:
Solar do Unhão e MAM (Museu de Arte Moderna)

O Solar do Unhão está distante apenas 400 metros da Praia da Preguiça, subindo a Avenida Contorno.
Ele é um dos monumentos históricos mais impressionantes de Salvador e pela sua beleza arquitetônica e localização, mergulhado nas águas da grande baía, foi amplamente retratado por artistas europeus que passaram por Salvador entre os séculos XVII e XIX.
Seu complexo arquitetônico, embora situado praticamente dentro da cidade, era um complexo agroindustrial do mesmo gênero dos engenhos de açúcar, com casa grande, capela e senzala. Seu extenso cais e armazéns fazem supor que sua função fosse a de recolher e exportar a produção de açúcar dos engenhos do Recôncavo Baiano.
O Solar do Unhão atualmente abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia.
Prainha do MAM

A Prainha do MAM é um paraíso ainda mais escondido que a Praia da Preguiça. Ela fica logo depois da Bahia Marina, como quem sobe a Avenida Contorno da Praia da Preguiça em direção ao Solar do Unhão.
Porém, o acesso até ela se dá pelo próprio MAM, mas ao invés de descer para o museu, é preciso pegar uma ruazinha à esquerda, seguir pela escada que dá acesso à linda Praia das Pedras no Solar do Unhão e contratar um barquinho.
Outra forma de chegar até lá é descer a escadaria do MAM por uma passarela de madeira, passando antes por mirantes espetaculares de onde se vislumbram paisagens inesquecíveis.
Praça Visconde de Cayru

A Praça Visconde de Cayru é cercada por monumentos históricos, na verdade, um verdadeiro museu ao ar livre muito procurado por turistas do mundo todo. E não é para menos, já que a praça abriga o Mercado Modelo, um lugar mais que especial onde são comercializados artesanatos baianos.
Não deixe de apreciar a vista do restaurante no segundo andar, de onde se pode ver o antigo porto da cidade e o magnífico Forte São Marcelo. Bem em frente ao Mercado Modelo está o famoso Elevador Lacerda, que exibe toda a sua imponência e também leva os turistas para a Cidade Alta, onde está a Praça Tomé de Sousa e o centro histórico da cidade.
Agora que você já sabe mais sobre a Praia da Preguiça em Salvador e o que há de melhor para visitar nos seus arredores, descubra as principais praias desertas da cidade, são redutos de natureza preservada que proporcionam muita tranquilidade para passar o dia.
Por Márcio Vasconcelos de O. Torres
Historiador e viajante - marciotorresbb@gmail.com
