
Postado dia 25/04/25 | 5min. de leitura
Praça da Sé em Salvador: conheça o lugar e seus atrativos próximos
0 comentário
0 curtida
0 visualização
A Praça da Sé em Salvador é um dos lugares turísticos que mais oferecem possibilidades de lazer na capital baiana e também no Brasil, e isso se dá em razão da sua excelente localização, cercada de muita riqueza histórica e pelo lindo mar da Baía de Todos os Santos.
Neste artigo, falo todos os detalhes sobre a Praça da Sé, um pouco da sua história, como chegar, os principais monumentos históricos e os atrativos nos arredores. Continue conosco!

Por Márcio Vasconcelos de O. Torres
Historiador e viajante - marciotorresbb@gmail.com
Um pouco sobre a história da Praça da Sé
A Praça da Sé é relativamente nova e surgiu em razão de um dos momentos mais absurdos da história de Salvador, a demolição da antiga Catedral da Sé, que ocorreu em 1933.

Construída em 1553, a antiga Sé da Bahia era encantadora e uma das maiores referências históricas da cidade. O absurdo é lembrar que ela foi demolida para dar passagem a linhas de bonde, em um projeto de mobilidade urbana de Salvador.
Em seu lugar, hoje se encontra o monumento da Cruz Caída, uma obra do artista plástico Mário Cravo in memorian à catedral e em protesto à sua demolição, que até hoje choca soteropolitanos e turistas.
Como já disse, a praça é relativamente nova, mas o local onde se encontra faz parte da antiga Cidade da Bahia, a cidade fortificada de São Salvador, construída em 1549 para ser a capital da colônia portuguesa na América. Portanto, caminhar pela Praça da Sé e seus arredores é uma verdadeira viagem no tempo e oferece mil e uma possibilidades!
O que fazer na Praça da Sé de Salvador: 3 paradas essenciais
1. Monumento da Cruz Caída

O monumento foi instalado em 1999, uma homenagem à antiga Catedral da Sé, que foi a Primacial do Brasil.
A Cruz Caída de Mário Cravo possui 12 metros de altura e sua imponência arquitetônica reverencia à grandeza da antiga Sé da Bahia.
Visitar este monumento é também descortinar uma das mais belas vistas da Baía de Todos os Santos, já que está situado na borda superior da montanha conhecida como Cidade Alta. Imperdível!
2. Centro Cultural Palácio da Sé
O Centro Cultural Palácio da Sé funciona no antigo Palácio Arquiepiscopal, que estava ligado à antiga catedral da Sé por passadiço elevado e fica ao lado do monumento da Cruz Caída. Das sacadas e janelas dos seus salões, vê-se a imensidão da grande Baía, além de muita riqueza histórica em mobiliário clássico e obras de arte.

O edifício histórico foi inaugurado em 1715 para ser a Casa de Residência dos Arcebispos. Foi construído em torno de um pátio e possui subsolo e três andares sobre a rua. O 2º andar é o pavimento nobre, repleto de janelas de púlpito com balcões de ferro fundido. Os dois primeiros andares apresentam galerias envidraçadas belíssimas, onde deveriam ser simples varandas.
Sua fachada apresenta um lindo portal de mármore português com brasão e armas de D. Sebastião Monteiro da Vide, antigo cônego. Também apresenta telas com retratos de D. Pedro I e Dom Pedro II, D. Maria Cristina e vários pontífices romanos e arcebispos da Bahia.
Visitar este belo patrimônio histórico é muito especial e sugiro que o faça de maneira guiada, para que possa captar todos os detalhes. Uma dica muito importante: aproveite para produzir uma foto da sacada de alguma das suas janelas, o visual é impressionante!
Vale destacar a exposição permanente localizada no primeiro pavimento: “A Igreja e a formação do Brasil”, com acervo fantástico e objetos remanescentes da antiga Catedral da Sé.
O local também apresenta a sala do Laboratório de Conservação e Restauração Reitor Eugênio Veiga (LEV), que possui mais de 16 mil documentos, parte deles restaurados e acessíveis ao público e pesquisadores.
Dias e horário de funcionamento do Centro Cultural Palácio da Sé: de terça a sexta-feira, das 10:00 às 17:00; sábados e domingos, das 10:00 às 14:00.
3. Museu da Misericórdia

O Museu da Misericórdia está literalmente na fronteira com a Praça da Sé e funciona no edifício da antiga Santa Casa de Misericórdia da Bahia, fundada em 1549 juntamente com Salvador.
O complexo arquitetônico é formado pela Igreja, que é lindíssima, e pela Santa Casa de Misericórdia, onde funciona o museu. São inúmeros salões ricamente decorados com mobiliário antigo, sala e exposição de telas do pintor barroco José Joaquim da Rocha sobre a paixão de Cristo, além de um painel em azulejos sobre a Procissão dos Fogaréus e dos Ossos.
O museu ainda possui uma loja que vende souvenirs e livros de pesquisas sobre a Santa Casa de Misericórdia.
Dias e horário de funcionamento do Museu da Misericórdia: de terça a sexta-feira, das 9:00 às 17:00; sábado, das 9:00 às 16:30.
Preço do ingresso: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).
Bibliografia
AZEVEDO, Paulo Ormindo David de. IPAC-BA: Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia. Salvador: Secretaria da Indústria e Comércio e Turismo. v.1. Monumentos do Município de Salvador, 1975-2002. 7v.
AZEVEDO, Thales de. Povoamento da Cidade do Salvador. Salvador: Editora Itapuã, 1969.
CARNEIRO, Edison. A cidade do Salvador (1549), uma reconstituição histórica. Simões Filho: Kalango, 2017.
VILHENA, Luís dos Santos. A Bahia no século XVIII. Salvador: Editora Itapuã, 1969.
Atrativos próximos

A Praça da Sé de Salvador está cercada de praças extraordinárias, ligadas por ruas tomadas por casarões coloniais. De um lado, a Praça Castro Alves e o Cinema Glauber Rocha, que através da Rua Chile, se conecta à Praça Tomé de Sousa, palco do Elevador Lacerda e do Palácio Rio Branco.
Do outro lado, a Catedral Basílica faz conectar a Praça da Sé ao lindo Terreiro de Jesus, porta de entrada do Pelourinho e do Largo do Cruzeiro de São Francisco, onde está a importante Igreja e Convento de São Francisco.
Enfim, poderia continuar narrando lugares e mais lugares históricos repletos de monumentos incríveis, que vão muito além de onde as vistas alcançam. Mas acho que já é suficiente!
Como chegar na Praça da Sé em Salvador
É muito fácil chegar na Praça da Sé, que é ponto de parada de linhas de ônibus oriundas de diversos bairros da cidade. Também é possível contratar um transfer para uma viagem muito mais segura e confortável.
Neste artigo você viu que a Praça da Sé de Salvador é incrível, não é mesmo? Conheça agora outra atração que fica bem pertinho de lá, é a Casa do Carnaval, um belo museu que apresenta a história dessa festa emblemática que acontece nas ruas soteropolitanas e que encanta o mundo inteiro.