top of page
As 8 melhores trilhas da Chapada Diamantina e suas dificuldades

Postado dia 28/02/23 | 4min. de leitura

As 8 melhores trilhas da Chapada Diamantina e suas dificuldades

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Algumas regiões da Bahia são realmente conhecidas por apresentar diferentes opções para o turismo, sendo a maioria delas ligadas à natureza. Nesse caso, hoje falaremos das melhores trilhas da Chapada Diamantina, uma área que apresenta aventuras diversas para todos os tipos de públicos.


Um roteiro pela região pode ser perfeito para você que quer se desligar e procura curtir momentos de paz extrema em locais preservados. Ao contrário de alguns destinos badalados, na Chapada Diamantina você pode realmente relaxar e conhecer pontos incríveis. Continue a leitura e conheça alguns deles!

Conheça detalhes sobre as melhores trilhas da Chapada Diamantina

Falar sobre as melhores trilhas da Chapada Diamantina torna-se até mesmo uma missão difícil, já que, na região, existem opções para todos os perfis. Abaixo separamos algumas das mais requisitadas, incluindo possibilidades indicadas para iniciantes, como também as possibilidades para as pessoas mais experientes.

Lembrando que a maioria dos acessos não deve ser feito sozinho por turistas que não conhecem a área. Afinal, muitas vezes os pacotes que incluem mais de um roteiro são mais vantajosos, otimizando o tempo da viagem.

Agora, confira as nossas indicações abaixo.

1. Trilha Rampa do Caim

A Trilha Rampa do Caim fica localizada em Igatu, um distrito no município de Andaraí. É uma opção que oferece vista para o Vale do Pati, sendo também possível observar boa parte da extensão do Rio Paraguaçu.

O esforço físico para finalizar o percurso pode ser definido como moderado, já que ao todo a trilha é feita em uma subida. Tem duração de 2 horas, sendo 7 km de distância entre o começo e o fim da jornada.

O caminho tem bifurcações, sendo uma trilha de pouca marcação, por isso, recomenda-se o acompanhamento de um guia.

2. Trilha Rio Mucugezinho e Poço do Diabo

O ponto positivo deste passeio é que se torna possível conhecer dois atrativos em um único dia, sendo assim, esta também pode ser considerada uma das melhores trilhas da Chapada Diamantina.

Para você entender, o Rio Mucugezinho dá origem a alguns poços, sendo o Poço do Diabo um deles.

É uma trilha fácil, que tem em média 3 km de ida e volta. Fica no município de Lençóis, próximo ao Restaurante Mucugezinho, na BR-242.

3. Trilha Morro do Pai Inácio

O Morro do Pai Inácio pode ser considerado um dos pontos turísticos mais interessantes da Chapada Diamantina, ficando bem próximo a Lençóis, mais especificamente na divisa com o município de Palmeiras.

O topo tem aproximadamente 1.100 de altura, oferecendo uma vista incrível da área. É uma trilha fácil, de caminho bem marcado, sendo que o percurso leva em média 40 minutos ida e volta, tirando as pausas para fotos e contemplação.

4. Trilha da Cachoeira das Três Barras

O passeio de Contemplação até a Cachoeira das Três Barras pode ser uma das melhores trilhas da Chapada Diamantina, pois permite que o turista conheça mais dois pontos: Cristais e Bequinho.

Não é uma das opções mais requisitadas, mas oferece uma paisagem incrível, sendo um percurso de nível moderado que tem em média 8 km, incluindo trechos de mata fechada e subidas íngremes. Fica no município de Andaraí.

5. Trilha Cachoeira da Roncadeira

A Trilha para a Cachoeira da Roncadeira começa em Igatu, sendo uma área que apresenta aproximadamente 80 metros de queda d'água. É um espaço cercado pela natureza, perfeito para o contato íntimo com paisagens preservadas ao redor.

O percurso dura em média 5 km, sendo necessário percorrer trechos na beira do rio, o que dificulta um pouco a caminhada. Por isso, é uma trilha de nível moderado.

6. Trilha Pico do Barbado

O Pico do Barbado é considerado o ponto mais alto do Nordeste brasileiro e fica localizado na região de Rio de Pires, um município na Chapada Diamantina.

Tem cerca de 2.033 metros de altitude, sendo muito procurado pelos amantes do turismo de aventura. Entre os três acessos para chegar até o local, dois deles se iniciam em Rio de Contas, sendo os mais procurados.

A trilha tem duração de 5 horas ida e volta e é considerada de nível bem difícil.

7. Trilha Cachoeira da Fumacinha e do Buracão

A Cachoeira da Fumacinha e do Buracão são consideradas umas das cachoeiras mais bonitas da região da Chapada Diamantina, o que garante uma experiência única ao turista.

Não é um passeio para todas as pessoas, pois realmente é cansativo, exigindo um esforço físico muito grande. Para conhecer os dois pontos e aproveitar, normalmente é necessário fazer uma parada em Ibicoara, sendo um trekking de dois dias, onde se percorre mais de 18 km.

8. Trilha Cachoeira do Mosquito

Por fim, a Cachoeira do Mosquito fica a 40 km de Lençóis, sendo considerada uma trilha leve na Chapada Diamantina.

Uma boa parte da estrada que leva até o local é asfaltada, por isso, é necessário percorrer um trecho de carro até entrar no Complexo Turístico Santo Antônio, área que fica a atração turística.

Após isso, deve-se subir vários lances de escadas, sendo que o percurso de ida dura em média 25 minutos, até chegar ao ponto mais alto, onde pode-se tomar um delicioso banho a depender da temporada.

Conheça os passeios da Bahia Terra Turismo e otimize sua viagem!

Agora que você já conhece algumas das melhores trilhas na Chapada Diamantina para aproveitar sua viagem, devemos frisar que, para garantir a sua segurança durante o percurso escolhido, faz a diferença poder contar com uma empresa séria e comprometida com os seus clientes.

Afinal, muitos desses percursos exigem o acompanhamento de um guia para tornar o passeio mais tranquilo, visto que algumas trilhas não são marcadas de forma clara.

Nesse caso, você pode contar com a Bahia Terra Turismo, uma empresa que oferece dezenas de passeios em toda a área da Bahia, inclusive na Chapada Diamantina.

Entre as opções, você pode aproveitar para conhecer a Cachoeira da Roncadeira, a Cachoeira da Fumacinha e do Buracão e a Cachoeira do Mosquito, tudo com a máxima segurança e guias expertos na região. Gostou da possibilidade? Entre nos links acima e confira os detalhes dos passeios!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page