top of page
Open Site Navigation
Parque dos Ventos de Salvador: tudo o que você precisa saber antes da sua visita

Postado dia 01/03/23 | 4min. de leitura

Parque dos Ventos de Salvador: tudo o que você precisa saber antes da sua visita

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Afinal: o que fazer em Salvador, a fim de realmente aproveitar ao máximo tudo o que a cidade tem a oferecer para os seus visitantes? Muitos turistas que estão se planejando para vir para cá se fazem essa pergunta com muita frequência, e uma das dicas mais importantes que poderíamos dar é: aproveite a estadia para fazer uma visita ao Parque dos Ventos.

Consideravelmente novo na capital baiana, esse atrativo é perfeito para pessoas de todas as idades, principalmente quando elas estão em busca de uma atração turística que fuja do óbvio.

É o seu caso?

Então, continue a leitura de todos os tópicos a seguir: temos certeza de que você irá gostar de todas as descobertas que fará enquanto lê esse artigo.

O que é o Parque dos Ventos, em Salvador

Agora, respondendo à pergunta mais importante: o que é o Parque dos Ventos?

Embora seu nome possa levar a diferentes interpretações, esse parque nada mais é do que espaço público extremamente amplo, inaugurado em 2020 com um tamanho que equivale a aproximadamente 12 campos de futebol.

Aliás: ele está literalmente de frente para o mar. E talvez a brisa local tenha contribuído para esse nome tão interessante, não é mesmo?

E se você está se perguntando onde fica o Parque dos Ventos, eis a respectiva resposta: ele está localizado na Avenida Otávio Mangabeira (sem número), no bairro Boca do Rio, pertinho do Centro de Convenções.

Para chegar até ele, não existe nenhuma dificuldade.

Utilizando o Pelourinho como referência, por exemplo, o tempo estimado, fazendo o trajeto de carro, é de 30 minutos. Também é possível chegar utilizando o transporte público, o que exigirá o dobro de tempo.

Se você quiser mais praticidade para se locomover, principalmente se estiver em pontos mais distantes, porém, considere contratar um serviço de transfer.

Assim, não precisará se preocupar com horários de ônibus ou disponibilidade de carros de aplicativo, por exemplo.

Lembrando que este local é voltado principalmente para a prática esportiva, tanto por parte dos atletas profissionais quanto por parte de quem quer simplesmente se divertir de forma despretensiosa.

São inúmeras atrações que o Parque dos Ventos de Salvador guarda, e você conhecerá boa parte delas daqui a pouco.

O que mais você precisa saber sobre ele

Já sendo um “point” oficial entre os moradores, o Parque dos Ventos também tem atraído milhares de turistas desde que foi inaugurado.

Abaixo, outras coisas que você precisa saber sobre ele:

É interesse pesquisar sobre o clima, antes de ir

Isso se faz necessário porque inúmeras atrações dentro do parque estão ao ar livre. Logo, se for um período de chuva em Salvador, talvez você não consiga aproveitar muito.

O horário de funcionamento do Parque dos Ventos é das 05h00 às 20h00, de terça-feira a domingo. Então, principalmente se for fazer sua viagem durante o verão, escolha ir nos horários mais frescos.

Aliás: sua viagem será com crianças? Se sim, siga a mesma dica. Assim, os pequenos conseguirão brincar sem que os brinquedos estejam quentes.

É um parque muito seguro

A GCM (Guarda Civil Municipal) está sempre presente no Parque dos Ventos, garantindo que todos os visitantes possam se divertir sem maiores preocupações.

Além disso, mesmo tendo um horário de funcionamento delimitado, o local conta com câmeras que funcionam durante 24 horas, de modo a monitorar tudo o que acontece por ali.

Ah: a iluminação, toda em LED, também é um importante elemento de segurança do parque.

Perfeito, não é mesmo?

São diversas opções de lazer e esporte, para todos os gostos

Quem ama esportes mais radicais encontra no Parque dos Ventos as opções ideais para se divertir, assim como quem prefere atividades mais calmas, ligadas ao esporte e ao lazer como um todo.

Aliás: são tantos atrativos interessantes, que vale a pena colocá-los em um tópico só deles!

Os principais atrativos do Parque dos Ventos, em Salvador

Entre tudo de bacana que você irá encontrar nesse parque, não podemos deixar de citar:

  • A parede de escalada e rapel, com 10 metros de altura;

  • A ciclovia cujo comprimento é de 3 quilômetros;

  • A pista de skate na modalidade street, com diversos obstáculos;

  • O parque infantil que conta, inclusive, com brinquedos adaptados para crianças com algum tipo de deficiência;

  • A quadra de vôlei;

  • A tabela de basquete;

  • O anfiteatro com capacidade para até 150 pessoas.

Para maior comodidade dos visitantes, também existe um pequeno ambulatório médico no local.

E tudo isso com uma vista espetacular para o mar.

Outros atrativos turísticos presentes na mesma região

Viu só, como é possível fazer uma viagem para Salvador e aproveitar a cidade indo muito além dos atrativos turísticos clássicos que ela possui?

É claro que, estando por aqui, é imprescindível que você faça um tour pelo nosso Centro Histórico e vá a lugares como o Elevador Lacerda, que liga a parte alta à parte baixa, e o Mercado Modelo, onde poderá fazer as melhores compras e, ainda, desfrutar de uma ótima refeição.

Visitar ao menos uma das mais de 300 igrejas de Salvador também é praticamente obrigatório. Mas não custa nada sair um pouco da zona puramente turística, não é mesmo?

E o melhor é que, ao visitar o Parque dos Ventos, você poderá tanto passar o dia no local, ou combiná-lo com uma visita a outros atrativos próximos.

A Praia Jardim de Alah, por exemplo, está a menos de 3 quilômetros de lá: você pode ir de um ponto a outro andando, se preferir, enquanto conhece a cidade sob novas perspectivas.

O Salvador Shopping, por sua vez, está a aproximadamente 1 hora de caminhada, ou no máximo 15 minutos de carro.

Por fim, há a Lagoa dos Dinossauros que, assim como o Parque dos Ventos, é outro atrativo turístico indispensável para quem veio para Salvador com crianças.

São diversas esculturas que encantam os pequenos do começo ao fim do passeio, além de uma área verde impecavelmente cuidada.

Que tal saber mais sobre esse outro local, pouco explorado pelos turistas?

Leia o artigo Lagoa dos Dinossauros em Salvador e encontre todas as informações de que precisa para planejar sua visita. Você vai adorar!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page