top of page
4 igrejas de Salvador que merecem sua visita: saiba o porquê

Postado dia 16/02/24 | 4min. de leitura

4 igrejas de Salvador que merecem sua visita: saiba o porquê

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Conhecer as igrejas de Salvador é uma atividade quase que obrigatória para quem visita a cidade, mesmo porque é impossível caminhar por nossas ruas sem se deparar com essas construções imponentes, que representam muito tanto da história desse destino quanto da história do Brasil como um todo.

Você tem dúvidas sobre o que fazer na capital baiana, quando vier para cá?

Se sim, comece a considerar uma visita às igrejas católicas e, no decorrer deste artigo, conheça alguns templos que definitivamente precisam estar em seu roteiro.

topo da igreja do senhor do bonfim cidade baixa salvador
Topo da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim

A importância das igrejas para o turismo na capital baiana

As igrejas apresentadas no tópico a seguir são uma parte viva da nossa história, uma vez que começaram a ser erguidas quando os europeus trouxeram o catolicismo para o Brasil.

Era comum, inclusive, que as próprias famílias “financiassem” as construções, como forma de mostrarem seu poder aquisitivo.

Há quem se pergunte quantas igrejas tem Salvador, e a resposta para essa pergunta pode tanto ser aquela que torna a presença dos templos católicos na cidade ainda mais interessante, quanto aquela pautada nas palavras da própria Arquidiocese local.

A primeira é uma lenda, que afirma que Salvador tem 365 igrejas, sendo uma para cada dia do ano. Já a segunda, para a alegria dos turistas, afirma que, na verdade, a capital da Bahia tem mais de 370 construções desse tipo.

Anualmente, milhares de pessoas vêm para esse destino justamente por causa do turismo religioso.

Mas, claro: além de serem a representação de uma religião, essas igrejas têm uma arquitetura repleta de detalhes e de imponência, não sendo de se espantar que elas, por si só, sejam um atrativo tão grande para a cidade.

As igrejas de Salvador que todo turista deve visitar

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o contexto em que nossas igrejas se encontram, é hora de conhecer aquelas que são mais importantes e famosas.

São elas:

1. Igreja Basílica de Nosso Senhor do Bonfim

Em estilo neoclássico, a famosa Igreja do Bonfim, em Salvador, é uma das mais populares da cidade.

É nela que acontece, todo segunda quinta-feira de janeiro, a lavagem das escadarias, que reúne turistas, moradores e peregrinos em frente ao templo. É ali, ainda, que estão os portões com milhares de fitinhas amarradas, e que você com certeza já viu em ao menos uma foto ou vídeo na internet.

A Igreja Basílica de Nosso Senhor do Bonfim tem entrada gratuita para visitação, e está localizada no bairro Bonfim, mais especificamente em uma área chamada de Colina Sagrada.

2. Catedral Basílica Primacial de Salvador

A Catedral Basílica Primacial de Salvador, ou simplesmente Catedral Basílica de Salvador, pode de fato ser considerada a principal da cidade.

cadetral basilica primacial de salvador no terreiro de jesus centro historico
Catedral Basílica Primacial de Salvador no Terreiro de Jesus

Ela é, inclusive, conhecida como a “mãe” de todas as nossas outras igrejas.

Sua construção foi toda em estilo barroco, e em seu interior é possível se surpreender com um amplo acervo de peças sacras.

O maior templo que os jesuítas construíram no Brasil precisa estar em seu roteiro, concorda?

A basílica está no Centro Histórico da cidade, mais especificamente no Pelourinho, e, para visitá-la, é preciso pagar uma taxa simbólica.

3. Igreja da Ordem Terceira de São Francisco

igreja da ordem terceira de sao francisco no centro historico salvador
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco no Centro Histórico

Também localizado no Pelourinho, esse templo católico surpreende a partir de sua fachada, que foi construída com técnicas barrocas capazes de despertar diferentes percepções, no que diz respeito a sombras e profundidade.

Seu interior abriga a famosa Casa dos Santos, onde é possível encontrar diversas imagens em tamanho natural.

Mas há, ainda, outra característica que faz o local ser tão procurado pelos turistas: em seu interior há, também, mais de 400 kg de puro ouro.

Não é à toa, por sinal, que a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco é apelidada de Igreja de Ouro de Salvador.

Para ver todos os seus detalhes de perto, também é necessário pagar uma pequena taxa de visitação.

4. Igreja Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia

Como mencionado anteriormente, as igrejas de Salvador ajudam a contar nossa história a partir de diversos aspectos, não sendo nenhum exagero fazer tal afirmação.

igreja basilica de nossa senhora da conceicao da praia em salvador
Igreja Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia

E a Igreja Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia é mais um exemplo disso.

Dentro dela estão nada mais nada menos que as ruínas do que é considerada a primeira casa de oração da capital baiana, um local que, quando adentrado, faz qualquer turista ter a sensação de estar voltando no tempo.

Outro elemento que faz esse templo católico em estilo barroco receber destaque é seu teto: ele é o único da América Latina com pintura 3D.

Mais um lugar que realmente merece uma visita, concorda?

E a visita, especificamente, é totalmente gratuita!

A Igreja Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia está no Bairro do Comércio, mais especificamente na Rua da Conceição da Praia.

Indo muito além do turismo religioso

E então: já está considerando visitar ao menos uma dessas igrejas durante sua viagem para Salvador?

Você irá sentir ainda mais vontade de colocá-las em seu roteiro quando souber que elas estão próximas de diversos outros atrativos turísticos que valem a pena ser visitados também.

Ao visitar as igrejas do Pelourinho, por exemplo, você poderá conhecer casarões históricos que abrigam museus e restaurantes: aproveite a oportunidade para fazer uma refeição com pratos locais.

Já ao escolher visitar uma igreja do Bairro do Comércio e suas proximidades, estará a poucos metros de pontos turísticos de extrema importância para a cidade, como o Mercado Modelo e o icônico e inovador Elevador Lacerda.

Isso sem citarmos o fato de que simples caminhadas pela cidade já representam um ótimo programa, mesmo que não incluam necessariamente a entrada em muitos atrativos.

Aproveite a facilidade de desbravar a cidade, e o baixo custo para conhecer os lugares aqui citados, para fazer uma viagem inesquecível!

E por falar em baixo custo...

Você sabia que o Elevador Lacerda, mencionado acima, cobra uma tarifa extremamente barata para que turistas e moradores possam ir da parte alta até a parte baixa da cidade de forma rápida e prática?

Leia o nosso próximo artigo, saiba mais sobre o Elevador Lacerda e comece a planejar sua visita!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page