
Postado dia 21/08/25 | 6min. de leitura
Nova Redenção: refúgio na Chapada Diamantina
0 comentário
0 curtida
11 visualizações
Apesar de Nova Redenção estar bem próxima de destinos especiais como Andaraí, Igatu, Mucugê e Itaetê, a cidade é uma das menos conhecidas pelo turismo que frequenta a Chapada Diamantina. Mas engana-se quem acha que este município não oferece atrações interessantes.
Nova Redenção é conhecida pelos poços de águas azuis e cristalinas, mas também se destaca pelas trilhas que levam a prainhas do Rio Paraguaçu e a um morro encantador de paisagem cinematográfica.
Confira tudo isso em detalhes nas próximas linhas!

Breve história de Nova Redenção, na Bahia
Antes da colonização portuguesa, a região de Nova Redenção era habitada pelos cariris e maracás, indígenas do tronco linguístico macro-jê.
Suas terras foram desbravadas a partir de 1845, quando os primeiros garimpeiros chegaram em busca de metais preciosos. Formaram primeiro o povoado de Andaraí, que rapidamente se tornou uma das cidades mais importantes na exploração do diamante.
O povoado de Nova Redenção pertenceu a Andaraí por muito tempo, se desmembrando apenas em 1989, quando se tornou município independente. Portanto, sua história está implicitamente ligada à história de Andaraí e do circuito do diamante, que também envolve Mucugê, Igatu e Lençóis.
Outro ponto importante a se dizer, é que a pré-história de Nova Redenção foi bem movimentada, já que lá se encontram pinturas rupestres que variam entre 8 e 35 mil anos. Além disso, nos arredores da cidade foram descobertos fósseis de animais extintos, como a preguiça gigante do Poço Azul, datada de 11 mil anos.
O que fazer em Nova Redenção, na Chapada Diamantina: 4 lugares imperdíveis
Há muito o que fazer e conhecer em Nova Redenção, a começar pelo seu principal tesouro: os poços de águas azuis. Também vale a pena mergulhar em suas trilhas para desbravar paisagens únicas, como a do Socó e a que leva ao incrível Morro da Arara.
Ainda é possível explorar as prainhas fluviais do Rio Paraguaçu, que são balneários sensacionais para toda a família.
Confira uma a uma suas principais atrações:
1. Poço Azul
O Poço Azul está a cerca de 13 quilômetros do centro de Nova Redenção e é uma das pérolas de toda a Chapada Diamantina, já que costuma atrair visitantes oriundos de diversas cidades da região. De Lençóis, costumam sair diversas excursões que levam até lá, como a opção do passeio para os poços Azul e Encantado.

Ao chegar na propriedade, é preciso descer por uma trilha curta conduzida por um guia local. Prepare-se, pois a cena da chegada é impactante, com o lago azul turquesa brilhando em meio a paredes de rocha em tons pastéis.
O poço azul foi descoberto por garimpeiros em 1920, mas o turismo por lá só iniciou na década de 1990.
Sua profundidade é entre 3,5 e 16 metros, sendo possível avistar o fundo perfeitamente, tamanha cristalinidade das suas águas. Lembrando que mergulhado ao fundo dele foi encontrado o fóssil da preguiça gigante pré-histórica. Agora, imaginem a cena que quem a viu pela primeira vez da superfície… espetacular, não é?
No Poço Azul é possível realizar um mergulho de flutuação com colete salva-vidas, o que além de possibilitar a observação sub das suas águas azuis e das formações geológicas, ainda rende fotos inacreditáveis.
Destaque para o raio de sol que penetra na caverna entre os meses de fevereiro e outubro, das 12:00 às 14:00, e como um raio luminoso que mergulha no poço, torna o cenário ainda mais espetacular.
2. Poço Olho D’água da Urânia

O Poço Olho D’água da Urânia se encontra próximo do Poço Azul, sendo uma incrível nascente de águas azuis repletas de peixinhos e rodeado por vegetação preservada.
O local possui um deck rústico de madeira, onde se pode dar mergulhos deliciosos e produzir fotos belíssimas.
Não deixe de levar equipamentos como snorkel, máscara e nadadeiras, já que o mergulho por lá é muito especial. O Olho D’água é um lugar para passar uma manhã inteira, pelo menos, e no local ainda se encontram barracas nativas onde servem o delicioso e exótico pastel de jaca.
3. Pedra da Arara e Praia do Adriano
O Eco Parque Pedra da Arara é um local recém descoberto pelo turismo e que vem implantando boa infraestrutura para exploração da sua bela natureza.
Situado às margens do Rio Paraguaçu, o ponto central do parque é a Praia do Adriano, um local excelente para banho e onde estão barracas nativas que atendem aos turistas com vendas de petiscos e bebidas.

É de lá que partem os passeios de barco que percorrem o curso do Rio Paraguaçu, passando pelo lindo Mirante do Rodador e chegando na paisagem mais espetacular da região, a bela Pedra da Arara.
Trata-se de um morro cujo paredão vertical de 150 metros projeta-se no rio formando um incrível espelho d’água. A paisagem é poética e muito fotogênica.
No Eco Parque ainda é possível alugar pranchas de stand up paddle e explorar remando a linda paisagem da região.
4. Praia da Peruca
A Praia da Peruca é a mais frequentada pelos habitantes de Nova Redenção e causa espanto aos visitantes que lá chegam pela primeira vez. Estamos falando de um mega balneário, com uma larga e longa faixa de areia que possibilita banhos maravilhosos nas águas mansas do Rio Paraguaçu.
No local, encontram-se barracas nativas que servem os turistas em períodos de alta temporada, como datas de feriadões, por exemplo. Mas é interessante que você leve o que comer e beber, especialmente se estiver com a família.
Onde se hospedar em Nova Redenção
Apesar de pequena e pacata, Nova Redenção possui duas pousadinhas que costumam atender aos turistas que desejam permanecer por lá alguns dias.
A Pousada Sena fica logo na entrada da cidade, como quem chega pelas rodovias BA-851 e BA-479, oferecendo leitos simples, mas bem organizados e limpos.
Já a Pousada e Restaurante Moura se encontra dentro da cidade e possui uma infraestrutura mais completa, contando com um ótimo restaurante que é um dos mais frequentados em Nova Redenção.
Onde comer em Nova Redenção
Além do restaurante da Pousada Moura, que citamos no tópico anterior, a cidade proporciona muitas opções gastronômicas, como pizzaria, churrascaria, lanchonetes, sorveteria e açaiteria.
Para degustar da gastronomia típica da região, vale muito a pena conferir o restaurante do Poço Azul, que oferece ótimas instalações e costuma receber muito bem todos os visitantes que chegam por lá diariamente. E olhe que não são poucos!
Como chegar em Nova Redenção
Nova Redenção está a 408 quilômetros de Salvador e para chegar lá de carro, é preciso iniciar primeiro pela rodovia BR-324 e percorrê-la até a cidade de Feira de Santana. Depois é seguir pela BR-116 até a entrada para a BR-242, que segue em direção a Brasília.
Chegando no trevo com a BA-142, é preciso seguir por ela como se fosse para Andaraí e Mucugê, mas deve-se entrar na BA-851 que leva direto para Nova Redenção.
Para quem vai de ônibus, o acesso não é tão simples, sendo necessário viajar primeiro para a cidade de Itaberaba, onde saem conduções para Nova Redenção.
Por isso, se você não está em carro próprio, uma ótima alternativa é contratar um transfer a partir do Aeroporto de Salvador ou do hotel onde estiver hospedado. A viagem acontece em automóveis climatizados e dura aproximadamente 6 horas.
Destinos próximos de Nova Redenção
Como foi dito no início deste artigo, além das atrações que Nova Redenção proporciona, também é possível explorar grandes riquezas naturais nas cidades vizinhas. Aqui destacamos algumas opções para que sua viagem seja ainda mais completa, confira:
As grandes cachoeiras de Itaetê

Itaetê está apenas 43 quilômetros de distância de Nova Redenção e a cidade possui 4 trilhas extraordinárias que mergulham em grandes cânions e levam às cachoeiras do Herculano, da Encantada, do Bom Jardim e da Roncadeira.
Sem dúvida alguma, é uma região que merece muito sua visita, já que tais cachoeiras estão entre as maiores e mais bonitas da Chapada Diamantina. Além disso, é um circuito de trilhas bem menos exploradas pelo turismo, o que garante pouca gente e contemplação silenciosa.
Andaraí, cidade do garimpo de diamantes
Andaraí foi a sede de Nova Redenção por muitos anos e além de possuir um charmoso centro histórico colonial, a cidade fica bem pertinho do fantástico pantanal Marimbus, onde se pode realizar um passeio de canoa guiado por nativo da comunidade quilombola de Remanso. Certamente, o Marimbus é um dos locais mais lindos e exóticos da Chapada Diamantina.
Igatu, a Machu Picchu baiana

Povoado de Andaraí, Igatu fica bem pertinho de Nova Redenção e é um dos lugares mais encantadores da Chapada.
A cidade foi construída por antigos garimpeiros e ainda guarda as ruínas do antigo povoado de Xique Xique, datado da primeira metade do séc. XIX e conhecido como “cidade fantasma” ou “Machu Picchu baiana”.
Igatu se destaca pela beleza da sua arquitetura de pedras, pela tranquilidade e pelas trilhas que levam a belíssimas cachoeiras. Um lugar perdido no tempo e no espaço, onde o relógio está quebrado faz muito tempo!
E já que você chegou até aqui e certamente curtiu nosso artigo, confira agora a cidade de Itaetê e conheça todos os detalhes sobre suas lindas cachoeiras e outros atrativos!