top of page
Chapada Diamantina com crianças: como curtir ao máximo?

Postado dia 28/02/23 | 4min. de leitura

Chapada Diamantina com crianças: como curtir ao máximo?

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Quando o assunto são as viagens em família, muitos podem pensar que destinos mais preservados não são a melhor opção, já que oferecem menor estrutura. No entanto, para te mostrar o contrário, abaixo falaremos sobre as possibilidades que tornam possível curtir a Chapada Diamantina com crianças.


Diferente do que muitos imaginam, o destino não é indicado somente para as pessoas que apreciam o turismo de aventuras radicais, sendo também possível encontrar atrações incríveis para todas as idades. Leia o texto e descubra mais detalhes sobre isso!

Quais são as características do destino?

Antes de falarmos sobre as possibilidades que tornam possível aproveitar a Chapada Diamantina em família, precisamos explicar de forma resumida quais são as características do destino.

A região é composta por 24 municípios, sendo comum encontrar algumas diferenças entre cada um deles. Mas, falando de um modo geral, mesmo sendo uma área extremamente preservada, é relativamente simples encontrar uma boa infraestrutura em determinadas cidades, como em Lençóis e Itaeté.

Basicamente, mesmo que não haja grande variedade como nas capitais, na Chapada Diamantina você terá pousadas para descansar e restaurantes para fazer boas refeições.

Além disso, as atrações são as mais diversas, desde trilhas para perfis mais radicais, até outros passeios que contemplam o contato com a natureza de maneira simplificada. Por isso, é um destino para todos os gostos.

Quais as melhores atrações da Chapada Diamantina para crianças?

Embora possa parecer difícil encontrar boas atrações na Chapada Diamantina para crianças, você verá abaixo que existem passeios completos e divertidos que não oferecem riscos.

Contudo, é importante verificar as condições de cada um deles, já que alguns podem necessitar de caminhadas mais longas, o que pode ser um problema para crianças muito pequenas. Veja mais detalhes nos tópicos a seguir.

Morro do Pai Inácio com visita a grutas

O passeio até o Morro do Pai Inácio e as grutas ao redor é uma das opções para curtir ao máximo a Chapada Diamantina com crianças, especialmente para as famílias que gostam de apreciar belas paisagens naturais.

Basicamente, essa opção é indicada nessa lista, pois a maior parte do percurso é feito de carro, totalizando a média de 3 horas.

Para as trilhas a pé, é preciso ter disposição para caminhar aproximadamente 2 horas, sendo os caminhos de fácil acesso. O passeio dura em média de 10 a 11 horas, com paradas para apreciação do Poço e Cachoeira do Diabo, Gruta da Pratinha, Gruta Azul, Gruta da Lapa Doce, além do Morro do Pai Inácio.

Passeio Mini Pantanal Marimbus com Rio Roncador

Formado pelas águas dos rios que escorrem pelas serras, o Mini Pantanal Marimbus fica na Comunidade Quilombola Remanso. Durante esse passeio, que é conduzido pelos nativos, um dos pontos de parada é a Foz do Rio Roncador. Após isso, segue-se pela antiga estrada do garimpo, chegando até um casarão onde é possível fazer as refeições.

Por fim, após o almoço, é feita uma trilha até as piscinas do Rio Roncador, local perfeito para um bom banho em águas doces. O passeio total dura em média 10 horas, sendo a duração do percurso de carro 40 minutos, da remada 4 horas ida e volta e da trilha a pé 1 hora.

Passeio no Poço Azul e no Poço Encantado

Independente da idade, o fato é que aproveitar a ida até o Poço Azul e o Poço Encantado é uma opção muito requisitada. Por isso, se você vai aproveitar a Chapada Diamantina com crianças, a dica é também colocar esse passeio em seu roteiro.

No Poço Encantado, que fica em Itaeté, não é possível fazer flutuação nem mergulho, sendo estas possibilidades permitidas apenas no Poço Azul, em Nova Redenção.

O passeio todo tem duração de 10 horas, sendo que o tempo de viagem de carro dura em média 2 horas e o tempo de caminhada em média 30 minutos.

Passeio Caverna Torrinha e Cachoeira do Pai Inácio

O Passeio que vai até a Caverna Torrinha e a Cachoeira do Pai Inácio também é indicado para quem deseja curtir a Chapada Diamantina em família. No entanto, devido à duração das trilhas que somam o total de 4 horas, mesmo que o percurso não seja difícil, o passeio é mais recomendado para crianças que gostam de fazer caminhadas e não se cansam facilmente.

Para chegar até a Caverna Torrinha é necessário percorrer 3 horas em meio a um local paradisíaco. Após isso, segue-se até o Morro do Pai Inácio, sendo necessário percorrer mais um caminho curto até a cachoeira com o mesmo nome.

A rota tem duração total de 10 horas, partindo de Lençóis.

Passeio Cachoeira do Mosquito e Serra das Paridas

Por fim, entre tantas opções incríveis na Chapada Diamantina para crianças, o passeio na Cachoeira do Mosquito e na Serra das Paridas pode ser uma ótima possibilidade, já que todo o percurso é feito de carro, o que garante mais comodidade até para crianças menores.

As caminhadas para chegar até os pontos de destaque são bem curtas e fáceis. Ao todo, partindo de Lençóis, são percorridos 140 km de estrada, sendo possível se banhar na queda d'água da Cachoeira do Mosquito na primeira parada, desde que isso seja feito com cautela, analisando o volume de água.

Após isso, o passeio segue para a Serra das Paridas, que conta com pinturas rupestres misteriosas, além de vista para a Serra do Sincorá.

Ao todo, o passeio dura cerca de 10 horas, sendo que apenas 1 hora é destinada às caminhadas a pé.

Como aproveitar o passeio com segurança?

Enfim, você conheceu 5 passeios incríveis e completos para aproveitar a Chapada Diamantina com crianças. Agora é importante lembrar que, para garantir que você terá um momento seguro com a família, é muito importante contratar um guia confiável e responsável.

Caso você tenha interesse em alguns dos nossos passeios, saiba que atuamos no setor há 16 anos e podemos promover a você todo o necessário para passeios tranquilos, com guias e translados.

Se ainda tem alguma dúvida, te convidamos a ler o próximo artigo, onde você vai entender por que vale a pena confiar na Bahia Terra Turismo para aproveitar o destino e receber todo o suporte que precisa para sua viagem!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page