top of page
Lagos e Cânions do Rio São Francisco: turismo e natureza

Postado dia 09/10/25 | 11min. de leitura

Lagos e Cânions do Rio São Francisco: turismo e natureza

0 comentário

0 curtida

88 visualizações

A zona turística baiana conhecida como Lagos e Cânions do Rio São Francisco está localizada no extremo norte do estado, na fronteira com Alagoas e Sergipe. É uma região riquíssima em belezas naturais, onde a caatinga é literalmente cortada pela imensidão do Velho Chico e seus cânions impressionantes.

Ela também se destaca por proporcionar um encontro com a genuína cultura sertaneja, fruto de colonização e povoamento pautados em imensos latifúndios e grande concentração de riqueza.

Tal sociedade desigual foi o estopim para o surgimento do cangaço, movimento histórico que também está vivo e presente nos costumes e tradições dessa tão importante zona turística da Bahia e do Nordeste brasileiro.

Continue conosco e descubra as maravilhas dos Lagos e Cânions do São Francisco!

Cânions do Xingó Lagos e Cânions do Rio São Francisco
Os Cânions do Xingó ficam entre as cidades de Paulo Afonso (BA), Piranhas (AL) e Canindé de São Francisco ( SE)

História da região dos Lagos e Cânions do Rio São Francisco

O Rio São Francisco começou a ser explorado ainda no séc. XVI, durante a expansão colonial rumo aos sertões. Nesta época a instalação de currais de gado em terras conquistadas através do extermínio e da escravização indígena, marcou profundamente a região. 

Os jesuítas, franciscanos e capuchinhos também tiveram um papel importante neste processo, fundando aldeamentos indígenas ao longo das estradas que ligavam Salvador aos cânions do Rio São Francisco.

Navios a vapor rio São Francisco cidade de Piranhas
Navios à vapor na cidade de Piranhas em 1860

A partir do séc. XVIII, barqueiros e garimpeiros que buscavam enriquecimento fácil, também contribuíram para a formação populacional da região, especialmente no início da exploração do ouro em Minas Gerais e no norte da Chapada Diamantina

A febre por riqueza gerou uma grande corrida, sendo a navegação pelo Velho Chico a principal via por onde trafegavam alimentos, escravizados e produtos manufaturados oriundos de Salvador.

Pequenos núcleos de povoação surgiram nas margens do Rio São Francisco, como a cidade de Piranhas, em Alagoas, que juntamente com Paulo Afonso, na Bahia, formam 65 quilômetros de lagos e cânions navegáveis e oferecem diversas possibilidades de passeios extraordinários aos turistas na atualidade

A partir do séc. XIX, com o advento das estradas de ferro, a região se desenvolveu ainda mais e Piranhas se tornou a cidade mais importante da região.

Construção barragem hidreletrica cachoeira de Paulo Afonso
Vista aérea da Cachoeira de Paulo Afonso durante a construção da barragem

Porém, foi a partir de 1944, quando iniciaram as intervenções para a construção do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, que a cidade baiana de Paulo Afonso floresceu.

Outra grande obra transformou a geografia dessa zona, foi a construção da Hidrelétrica de Xingó a partir de 1994, que alagou os cânions entre as cidades de Piranhas, Canindé de São Francisco e Paulo Afonso, em Alagoas, Sergipe e Bahia, respectivamente. Isso possibilitou que a região se transformasse em um grande polo turístico, recebendo milhares de visitantes anualmente após a virada do milênio.

Não podemos esquecer do cangaço, especialmente de Virgulino Ferreira da Silva, o ‘Lampião”, que andou muito por essas bandas, tendo inclusive encontrado Maria Bonita na zona rural de Paulo Afonso, terra em que a “Rainha do Cangaço” nasceu. 

As histórias de cangaceiros estão muito vivas por lá, e tudo isso é um dos pontos altos do turismo na região.

3 cidades turísticas que compõem os Lagos e Cânions do Rio São Francisco

Os Lagos e Cânions do Rio São Francisco fazem parte da divisão territorial feita pela SETUR-BA, Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, sendo uma das 14 zonas turísticas do estado. Porém, optamos por extrapolar as fronteiras baianas, entendendo que as cidades de Canindé de São Francisco e Piranhas são essenciais para, juntamente com Paulo Afonso, formarem o cinturão turístico dessa região.

Quando o roteiro sai de Paulo Afonso e chega nessas outras duas cidades, ele ganha o nome de Cânions do Xingó, que é, na verdade, a extensão do Rio São Francisco entre Paulo Afonso e a Usina Hidrelétrica de Xingó, localizada entre Piranhas e Canindé de São Francisco.

Por isso, conheça agora as três cidades mais importantes desta zona turística!

1. Paulo Afonso, Bahia

Igreja de São Francisco Paulo Afonso
Igreja de São Francisco em Paulo Afonso

Paulo Afonso é a maior cidade da região dos Lagos e Cânions do Rio São Francisco, o que garante ótima infraestrutura para os turistas que a visitam. 

O município dispõe de variadas opções de hotelaria e restaurantes, passeios que exploram seus belos cânions, a rica história do cangaço, a linda ecorregião do Raso da Catarina, além de belas serras cercadas de caatinga selvagem como a Serra do Umbuzeiro.

Como chegar em Paulo Afonso

A cidade está 462 quilômetros ao norte de Salvador, sendo possível chegar lá por meio de ônibus e transfer. 

Para quem optar por ir de ônibus, a empresa Cidade Sol oferece vários horários ao longo do dia a partir da Rodoviária de Salvador, para uma viagem de aproximadamente 11 horas em ônibus convencional, semi-leito e leito.

A alternativa mais confortável é viajar por meio de um transfer privativo, que busca o turista já no desembarque do seu voo no Aeroporto Internacional de Salvador ou no hotel onde estiver hospedado. 

A viagem ocorre em um automóvel novo e climatizado, sendo conduzido por um motorista profissional e conhecedor das estradas baianas. O percurso dura aproximadamente 07:30, percorrendo as rodovias BR-324, BR-420, BR-110 e BA-210.

Apesar de Paulo Afonso dispor de um aeroporto, vale lembrar que o mesmo encontra-se desativado.

O que fazer em Paulo Afonso

Entrada Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso
Entrada da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso

Paulo Afonso é uma cidade agradabilíssima e oferece variados passeios que exploram os cânions do Rio São Francisco, o Raso da Catarina, a parte histórica do cangaço, a Serra do Umbuzeiro e a hidrelétrica. Confira os principais passeios por lá:

  • Passeio guiado pela Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso - CHESF: dura em torno de 2 horas e acontece com guia especializado que conta em detalhes sua história, engenharia e funcionamento. Visita a Sala de Comando, a Caverna da Usina, o Morro do Teleférico de onde se vê a Cachoeira de Paulo Afonso e a antiga Usina de Angiquinho do pioneiro Delmiro Gouveia.

  • Museu Casa de Maria Bonita: visita conduzida por guia, historiador e especialista na história do cangaço. A casa onde Maria Bonita nasceu se tornou um importante museu, onde o turista encontra um acervo completo de fotografias e objetos do cangaço, além da atmosfera cultural e geográfica que o envolveu.

Passeio de catamarã Cânions de Paulo Afonso
Passeio de catamarã pelos cânions de Paulo Afonso - Rio São Francisco
  • Passeio para a Serra do Umbuzeiro: passeio guiado que percorre trilhas de caatinga para sítios arqueológicos repletos de pinturas rupestres e outra trilha que sobe a bela Serra do Umbuzeiro, de onde se tem uma vista panorâmica de toda a região.

  • Passeio de catamarã pelos cânions de Paulo Afonso: navegação em catamarã entre os imensos paredões de pedra dos cânions de Paulo Afonso no Rio São Francisco. A embarcação se aproxima da Ponte Metálica D. Pedro II e realiza parada para almoço no Restaurante do Vale do Sal, que também oferece belas paisagens e piscinas naturais de água cristalina para banho. 

  • Passeio Raso da Catarina: com saída da Pousada Aconchego do Raso, acontece em automóvel 4X4 conduzido por guia nativo e adentra na Reserva Ecológica do Raso da Catarina. Oferece a opção da revoada da arara-azul-de-lear na alvorada, ou no entardecer, com exploração dos cânions secos da Baixa do Chico. Ainda visita à comunidade pankararé e explora a região selvagem, onde vive uma flora rica e composta por espécies endêmicas.

Onde se hospedar em Paulo Afonso

A cidade de Paulo Afonso possui muitas opções de hospedagem, com hotéis bem estruturados que oferecem serviços com estrelas, a exemplo dos hotéis Ilha Bela, Executive, San Marino e Belvedere

Por lá também funcionam hospedagens com melhor custo-benefício, e dentre elas, destacamos as pousadas São Francisco, Rio Mar, Acalanto, que fica bem pertinho da prainha da cidade, e a Pousada Lima.

Onde comer em Paulo Afonso

Restaurante Rancho da Carioca
Restaurante Rancho da Carioca na Prainha de Paulo Afonso - Reprodução / Instagram @ranchodacarioca

Como estamos falando de uma cidade relativamente grande, é possível encontrar restaurantes de diversos estilos de gastronomia.

Variadas opções de pizzarias, churrascarias, self service à quilo, de comida japonesa, entre outros. 

Mas para quem busca uma experiência gastronômica regional, é fundamental experimentar o famoso filé de tilápia ou de surubim ao molho de alcaparras no restaurante Rancho da Carioca, situado na Prainha da cidade.

O lugar é espetacular e proporciona ambiente interno muito confortável e climatizado, mas também lindas instalações na areia da praia.

2. Piranhas

Mirante Secular cidade de Piranhas Rio São Francisco
A linda vista do Mirante Secular, em Piranhas

A cidade de Piranhas, em Alagoas, é a grande joia histórica da região, mas também a base turística para quem deseja explorar o lado oposto dos Lagos e Cânions do Rio São Francisco. 

Ela possui um lindo centro histórico repleto de casarões coloniais e antigas igrejas, além do fato de estar mergulhada em um belo vale composto por mirantes espetaculares.

O destino mais se parece com uma cidade cenográfica e se hospedar por lá proporciona muitos ganhos.

Como chegar em Piranhas

A melhor maneira para chegar em Piranhas é pela capital sergipana, Aracaju, que está a 207 quilômetros de distância. Portanto, comece voando até lá. 

Em seguida, é possível ir de ônibus a partir da Rodoviária de Aracaju, onde a empresa Rota disponibiliza 3 horários diários que levam até Canindé de São Francisco. De lá, é só pegar um táxi ou carro de aplicativo para Piranhas, que fica apenas 12 quilômetros de distância.

O que fazer em Piranhas

Rua de Piranhas City Tour Histórico
Rua de Piranhas durante o City Tour Histórico

A cidade em si é linda, charmosa, e caminhar pelo centro histórico permite desvendar um pouco da sua história por meio de diversos monumentos, como casarões coloniais, igrejas seculares, museus e mirantes incríveis. Além disso, confira os passeios que podem ser realizados por lá:

  • City Tour Histórico: o passeio explora o centro histórico de Piranhas, conduzido por um guia profissional e conhecedor da história da cidade. Portanto, é uma opção para aqueles que desejarem conhecer os monumentos históricos de maneira mais aprofundada e com explicações sobre os mesmos.

  • Tour Usina Hidrelétrica de Xingó: com duração de 01h30min, o passeio é conduzido por guia especializado e inicia pela maquete do centro de visitação da usina, visitando também a muralha da barragem com vista para o lago dos Cânions do Xingó e o Baixo São Francisco, onde está a Velha Piranhas (centro histórico de Piranhas).

Espaço Angicos Passeio Rota do Cangaço
O Espaço Angicos, no passeio pela Rota do Cangaço - Rio São Francisco
  • Passeio Rota do Cangaço: conduz os turistas em catamarã pelo Baixo São Francisco, pela rota que a volante (polícia) alagoana percorreu na emboscada que matou Lampião, Maria Bonita e outros 11 cangaceiros do bando. 

Há duas opções desse passeio: com parada no Cangaço Eco Parque, e no Espaço do Angico, onde está a trilha original que leva até a Grota do Angico, onde Lampião foi emboscado. Ambos são espaços maravilhosos, que dispõem de prainhas privativas com piscinas naturais, restaurantes regionais e muitas opções de lazer.

Além da Rota do Cangaço, existe uma opção de passeio que leva além, chegando na Ilha do Ferro, povoado repleto de escultores em madeira, e Entremontes, onde as rendeiras alagoanas desenvolvem trabalho genuíno.

Passeio de catamarã Cânions do Xingó
Passeio de catamarã pelos Cânions do Xingó

Ambos são locais históricos que oferecem arquitetura colonial, especialmente Entremontes, que foi visitada por D. Pedro II em 1859.

  • Passeio Cânions do Xingó: é o passeio mais famoso da região e leva até os belíssimos Cânions do Xingó, onde está a Plataforma do Talhado, local de parada das embarcações para um banho especial na piscina natural do Rio São Francisco.

    De lá, saem passeios de canoa que levam para a linda Gruta do Talhado. Este passeio pode acontecer em catamarãs coletivos ou lanchas privativas.

  • Passeio Pinturas Rupestres: a região possui muitos sítios arqueológicos em meio a caatinga selvagem, que apresentam pinturas rupestres feitas pelos povos ancestrais que a habitaram há 9 mil anos.

Pôr do sol Cânions Dourados Cânions do Xingó
Pôr do sol nos Cânions Dourados
  • Passeio Cânions Dourados: trata-se de um trecho dos Cânions do Xingó, que pode ser acessado em passeio de carro.

O mirante proporciona a vista mais bonita de toda a região, com direito ao pôr do sol que doura literalmente os paredões dos cânions.


Onde se hospedar em Piranhas

A cidade de Piranhas é dividida entre a Nova Piranhas e a Velha Piranhas, seu centro histórico. As hospedagens mais modernas estão na Nova Piranhas, onde está o maravilhoso Hotel Reserva do Xingó

Para quem deseja curtir o centro histórico e ficar mais próximo de onde acontece a agitação noturna da cidade e onde se encontram as lojinhas que vendem o artesanato alagoano, a Pousada Maria Bonita é especia.

Centro Gastronômico Rota do Chico Piranhas
O Centro Gastronômico Rota do Chico, em Piranhas

Da sua varanda se vê o centro histórico e o rio, além de estar localizada na base da longa escadaria que dá acesso à Igreja do Senhor do Bonfim, o mirante mais bonito da cidade.

Onde comer em Piranhas

A primeira opção fica na Praça Central do centro histórico, onde estão diversos restaurantes que funcionam em casarões coloniais.

No local, acontecem shows folclóricos especiais e muito forró nas noites de sábado

Outra alternativa é se deslocar até o Centro Gastronômico Rota do Chico, que oferece uma infinidade de restaurantes e lanchonetes com todo tipo de comida e lanches.

3. Canindé de São Francisco

Vista aérea Canindé de São Francisco Xingó
Vista aérea da cidade de Canindé de São Francisco

A cidade sergipana de Canindé de São Francisco é a mais próxima da Usina Hidrelétrica de Xingó, e seu território abrange o Baixo São Francisco, a barragem e o lago.

Apesar de não possuir um centro histórico imponente como Piranhas, Canindé se destaca pela presença de grandes e charmosos hotéis e por ser o principal porto de saída dos passeios náuticos para os Cânions do Xingó. 

Como chegar em Canindé de São Francisco

Canindé está a 195 quilômetros de Aracaju, e para chegar lá de carro, é preciso percorrer as rodovias SE-230 e BR-235. Para quem vai de ônibus, a empresa Rota disponibiliza 3 horários que partem da Rodoviária de Aracaju, para uma viagem que dura cerca de 4 horas. 

Outra opção interessante é contratar um transfer, que busca o turista no Aeroporto de Aracaju ou no hotel onde estiver hospedado. Este serviço também pode ser contratado por quem estiver em Maceió e Salvador.

O que fazer em Canindé de São Francisco

Restaurante Karrancas Canindé de São Francisco
Vista aérea do Restaurante Karrancas com o catamarã do passeio aos Cânions do Xingó ancorado em seu píer

Esta cidade da região dos Lagos e Cânions do São Francisco não é tão atraente como suas vizinhas Piranhas e Paulo Afonso, mas está cercada de ótimas atrações.

Confira os principais passeios que acontecem por lá:

  • Passeio Cânions do Xingó: é lá que está o famoso Restaurante Karrancas, localizado às margens do lago formado pela barragem da Hidrelétrica de Xingó. Ele também funciona como base de apoio e ponto de partida para os passeios de catamarãs e lanchas que exploram os maravilhosos Cânions do Xingó. Este passeio oferece as mesmas atrações que o passeio saindo de Piranhas.

  • Visita ao Museu de Arqueologia de Xingó (MAX): o MAX está localizado bem em frente a entrada da Usina Hidrelétrica de Xingó e é uma excelente opção de lazer para quem está na região. Ele possui 50 mil peças e vestígios arqueológicos datados de até 9 mil anos atrás e foram encontrados durante as obras da usina.

Cachoeira do Lajedão Canindé de São Francisco
Cachoeira do Lajedão em Canindé de São Francisco
  • Tour Usina Hidrelétrica de Xingó: é o mesmo passeio de Piranhas, com a diferença que Canindé está mais próxima da usina. O roteiro também percorre as mesmas atrações.

  • Trilha para Cachoeira do Lajedão: é um dos atrativos mais exóticos da região, pois no meio da vegetação seca da caatinga, surge uma linda queda d’água perene de 15 metros de altura que deságua em um poço excelente para banho. A trilha é conduzida por guia local, que explica sobre a biodiversidade da região durante o percurso. 

Onde se hospedar em Canindé de São Francisco

O principal destaque de Canindé se tratando de hospedagens, é o Xingó Parque Hotel, que encanta especialmente por estar situado no alto de um morro e bem em frente ao Rio São Francisco e a Usina Hidrelétrica de Xingó. 

Para quem busca melhor custo-benefício, as pousadas Paraíso da Serra e Caçuá oferecem ótimos serviços e também possuem boa localização.

Onde comer em Canindé de São Francisco

Restaurante Casa da Roça Dona Bela Canindé de São Francisco
A simpática Dona Bela no Restaurante Casa da Roça Dona Bela, em Canindé de São Francisco

Em Canindé existem diversos restaurantes convencionais, como churrascarias, pizzarias e outros com serviço self service à quilo. 

Para quem busca uma experiência gastronômica e cultural, o Restaurante Casa da Roça Dona Bela é o principal destaque da cidade. Ele está instalado em uma autêntica casa de roça avarandada e possui uma decoração simples e genuína típica do sertão nordestino. 

Mas o melhor mesmo é a presença agradabilíssima de Dona Bela, uma senhorinha muito distinta e sorridente que conduz as ações do restaurante esbanjando simpatia. 

Se você chegou até aqui, é porque realmente gostou de conhecer a região dos Lagos e Cânions do São Francisco. E se quiser aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre a região, descubra 5 roteiros do Xingó para explorar ainda mais essa bela região do Rio São Francisco!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page