top of page
Vale do Capão: saiba tudo sobre esse destino da Chapada Diamantina

Postado dia 01/03/23 | 4min. de leitura

Vale do Capão: saiba tudo sobre esse destino da Chapada Diamantina

0 comentário

0 curtida

0 visualização

O Vale do Capão, na Chapada Diamantina, fica em Caeté-Açu, um distrito do município incrível e atrativo de Palmeiras. A comunidade oferece um ambiente de paz e tranquilidade, sendo um ótimo ponto para turistas que querem aproveitar as melhores atrações que há na região, em especial trilhas e cachoeiras. Para saber mais sobre o destino, continue a leitura e encante-se!


Como chegar ao Vale do Capão

Como já indicamos acima, o Vale do Capão fica localizado na região da Chapada Diamantina, a cerca de 73 km de Lençóis e a 480 km de Salvador. O trecho mais comum utilizado para chegar até o ponto é partindo de Palmeiras, município que fica a cerca de 1 hora de Lençóis.

O trajeto até o Vale do Capão dura mais 30 minutos, sendo o trecho pouco sinalizado. Considerando toda a distância e as características do percurso, o mais indicado é poder contar com um transfer para ter acesso ao destino, já que assim é possível partir diretamente do aeroporto até o ponto, sendo possível ter maior tranquilidade durante o trajeto.

Afinal, na maioria dos casos, os visitantes chegam por meio do Aeroporto de Salvador, bem distante do distrito. Por isso, o percurso total pode levar mais de 7 horas.

O que fazer no Vale do Capão

Descobrir o que fazer no Vale do Capão, na Chapada Diamantina, não é uma missão difícil. Afinal, existem diversas opções incríveis para quem ama o turismo de aventura e deseja conhecer pontos diversos que permitam o contato íntimo com a natureza. Conheça as melhores sugestões nos tópicos abaixo:

Trilha de Lençóis ao Vale do Capão

Se você gosta de fazer caminhadas longas por trilhas históricas, com cenários diferentes, essa é a melhor opção para você. Basicamente, você partirá de Lençóis para o Vale do Capão ou vice e versa, percorrendo cerca de 25 km pela trilha que garimpeiros e tropeiros utilizavam no século XIX.

Durante o trajeto, você passará por áreas incríveis, como o Gerais do Morrão e o Monte Tabor, sendo possível também aproveitar as paradas para banhos de rio, o que permite a recuperação das energias.

Ao todo, o trajeto dura em média de 10h a 11h, o que pode ser difícil para as pessoas que não possuem resistência para longos passeios a pé.

Fazer a trilha da Cachoeira da Fumaça

A Cachoeira da Fumaça está entre as melhores opções para aproveitar na Chapada Diamantina. Ao todo o local apresenta 340 metros de queda d'água, o que torna o passeio inesquecível, especialmente com a vista de cima, sendo o percurso de aproximadamente 4 horas ida e volta.

Nesse caso, você também pode optar por ir para trilha de baixo, sendo necessário ter preparo físico para ambas as opções, especialmente para esta, já que são mais de 30 km ida e volta em um trecho de difícil acesso.

Ir até o Circo do Capão

O Vale do Capão tem um circo fixo, sendo um espaço para a propagação da arte e da cultura. Tem capacidade para receber até 800 pessoas e pode apresentar diversas atrações simultaneamente.

Seus horários podem ter variações, mas normalmente funciona das 8h00 às 20h30. Conta com apresentações de teatro, dança e artes circenses.

Conhecer o Riachinho

A Cachoeira do Riachinho pode ser uma atração combinada a visitação da Cachoeira da Fumaça, o que otimiza o roteiro. Muitos que decidem conhecer a queda d'água de mais de 300 metros pela trilha de cima, fazem uma parada na Cachoeira do Riachinho para renovar as energias.

O acesso é fácil, sendo possível mergulhar no poço ou chegar próximo à queda d'água para relaxar, desde que o volume de água não esteja oferecendo nenhum risco. A taxa para entrar no local é de R$ 6,00 e o ambiente funciona das 09h00 às 17h00.

Conhecer os Rios Preto e Rodas

Essa é uma das trilhas mais visitadas pelos turistas no Vale do Capão. Ao todo o percurso dura em média 4 horas ida e volta, sendo o trecho de nível mediano.

A queda d'água do Rio Preto tem cerca de 4 metros e alguns poços de águas avermelhadas. Já a Cachoeira de Rodas tem várias pequenas quedas d'água, com poços que formam uma corredeira. É um local muito apreciado para o banho nas águas geladas.

Lagoa dos Patos

Essa opção não está na lista dos destinos mais frequentados em termos turísticos. No entanto, é um local onde pode-se observar os morros ao redor, sendo a trilha de fácil acesso em campo aberto, com duração aproximada de 1 hora ida e volta.

A cachoeira tem algumas quedas d'água pequenas e alguns poços ao redor, sendo um ambiente muito indicado para as pessoas que não querem escolher uma atração em que seja necessário percorrer um longo trecho a pé.

Onde se hospedar no Vale do Capão na Chapada Diamantina

Agora que você já conhece algumas das atrações incríveis do destino, chegou a hora de conhecer também as pousadas do Vale do Capão, na Chapada Diamantina, visto que essa é a melhor forma de ter tempo de aproveitar tudo que existe ao redor. Confira as opções abaixo:

  • Pousada do Capão: essa opção fica localizada na Rua do Chamego, oferecendo diversos tipos de quartos, incluindo opções completas, com vista para a paisagem e varanda;

  • Pousada Pé no Mato: essa opção fica localizada próxima à região central, na Rua da Vila. Os quartos são simples e rústicos, com varanda e rede;

  • Pousada Aconchego: a estrutura fica próxima à anterior, sendo uma opção com quartos diversos, incluindo acomodações para famílias, com varanda e rede.

Agora que você já conhece diversas informações sobre o destino acima, te convidamos também a ler o próximo artigo e conhecer o Vale do Pati. Assim você pode planejar uma viagem com um roteiro completo para aproveitar o melhor que há na Chapada Diamantina e na natureza ao redor!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page