Postado dia 10/06/24 | 4min. de leitura
Turismo cultural na Bahia: 4 lugares imperdíveis
0 comentário
0 curtida
0 visualização
A prática do turismo cultural na Bahia é extremamente indicada para aqueles turistas que querem ir além das praias e buscam conhecer verdadeiramente esse destino por meio de outros ângulos.
Aliás: quando se fala de turismo na Bahia, muitos atrativos que surgem à mente já remetem à cultura.
Mas, ainda assim, é válido que você conheça, no decorrer da leitura do conteúdo abaixo, quais são os lugares imperdíveis no estado, quando se trata desse assunto.
Temos certeza de que você irá se encantar com as possibilidades.
Entendendo o que é o turismo cultural
O primeiro passo para compreender quais são os destinos cujo turismo representa fortemente a cultura na Bahia é compreender o que realmente é o turismo cultural.
E a explicação referente a esse termo é muito simples.
Ocorre que o turismo cultural nada mais é do que a modalidade que tem como foco as manifestações culturais locais.
E as experiências para o turista, dentro desse contexto, podem envolver as mais diversas atividades, como:
A ida a restaurantes que focam na culinária do destino escolhido;
A visita e a participação em eventos culturais que este destino oferece;
O conhecimento sobre as tradições locais.
São inúmeras as experiências que remetem a essa modalidade e, inclusive, vale ressaltar que ela também tem forte apelo histórico, uma vez que a visita a edifícios e museus estão inclusas.
Logo, não é errado afirmar que, no próximo tópico, você saberá quais são os lugares imperdíveis para praticar o turismo histórico cultural na Bahia.
Vamos a eles?
Os melhores lugares para praticar o turismo cultural na Bahia
De ponta a ponta, o estado da Bahia está repleto de lugares que respiram história e cultura. Mas, aqui, destacamos 4 deles:
1. Ilhéus
As belezas desse destino, por si só, são capazes de atrair turistas o ano todo. Mas, é inegável que seu forte apelo cultural também o coloca na lista de melhores lugares para a prática do turismo cultural na Bahia.
Afinal, estamos falando do local onde Jorge Amado passou parte de sua vida. E, como literatura também é cultura, nada melhor do que aproveitar os atrativos turísticos de Ilhéus que são voltados para o autor.
Inclusive, você sabia que existe nada menos que um Circuito Jorge Amado na cidade?
Isso sem citarmos o fato de que ela está localizada na famosa Costa do Cacau, o que dá um toque cultural e histórico ainda mais especial para qualquer viagem.
2. Salvador
Já na Baía de Todos os Santos está Salvador, a capital baiana, que definitivamente precisa fazer parte desta lista.
E é muito provável que você já saiba o motivo, não é mesmo?
Ocorre que é impossível falar de turismo, cultura e história na Bahia sem pensar imediatamente na grande festa que é o Carnaval e em todas as manifestações que acontecem na cidade ano a ano.
A Festa de Iemanjá e a Lavagem do Bonfim são grandes exemplos dentro desse contexto.
E, claro: existe, também, o forte apelo histórico, muito bem representado pelo Pelourinho e suas diversas construções.
3. Porto Seguro
Lembra que citamos, acima, que o turismo cultural tem forte ligação com a história local?
E, assim sendo, Porto Seguro definitivamente precisa ser citada. Afinal, estamos falando do destino onde a história do Brasil teve o seu início, no ano de 1500.
Passear pelo centro histórico da cidade, de preferência ao lado de um guia de turismo profissional, é como voltar ao passado, por meio das explicações sobre cada cantinho que compõe esse lugar onde tudo começou.
Vale frisar, ainda, que esse destino está localizado na Costa do Descobrimento e tem distritos que podem ser visitados em uma mesma viagem, a exemplo de Trancoso e Arraial D’Ajuda, estando esta última a uma rápida travessia feita de balsa.
4. Ilha de Boipeba
Já na região conhecida como o Baixo Sul do estado, a indicação que temos a fazer para quem busca uma viagem repleta de cultura e história é a inigualável Ilha de Boipeba, que pode até mesmo ser considerada um refúgio para quem quer imenso contato com a natureza.
O lado cultural da ilha se mantém vivo até hoje por meio de tradições conservadas pelos moradores e apreciadas pelos turistas, sendo muitas vezes voltadas também para a religiosidade. Como exemplo disso, podemos citar a Festa do Divino Espírito Santo, o festejo de Zambiapunga e até mesmo o Bumba-Meu-Boi.
E este, que é um dos exemplos mais antigos de colonização que existe na Bahia, não poderia deixar de contar, também, com um forte lado histórico.
Você sabia, por exemplo, que ali existe uma nau-capitania naufragada, mais especificamente na Ponta dos Castelhanos, e que há quem consiga visualizá-la mergulhando?
Pois esta é apenas uma das surpresas que te aguardam na ilha.
Cairu: um município cheio de riquezas culturais e históricas que merecem ser conhecidas
Como foi possível notar por meio dos exemplos acima, o turismo voltado para a cultura está presente em diversos destinos do estado.
Mas, que tal tentar conhecer ao menos dois destinos na mesma viagem?
Isso é perfeitamente possível quando o local escolhido é o município-arquipélago de Cairu, no qual está localizada a já citada Ilha de Boipeba e também Morro de São Paulo que, por sua vez, ocupa a Ilha de Tinharé.
E, de fato, mesmo que sua estadia não seja muito longa, é possível fazer um passeio de Boipeba a Morro de São Paulo, para conhecer um pouco desse badalado destino que também tem sua importância histórica refletida nos monumentos que estão no local.
Porém, sendo possível, planeje sua viagem para uma estadia maior, a fim de que consiga mais temo em cada lugar.
E, agora que você já sabe que o turismo cultural na Bahia também está presente nos destinos do Baixo Sul do estado, é hora de saber um pouco mais sobre aqueles que dão fama ao município-arquipélago de Cairu.
Então, aproveite para conhecer os passeios em Boipeba que você irá amar fazer para saber mais sobre essa ilha tão preservada tanto cultural quanto ambientalmente.