top of page
Costa dos Coqueiros: 6 praias mágicas do litoral norte da Bahia

Postado dia 29/09/22 | 4min. de leitura

Costa dos Coqueiros: 6 praias mágicas do litoral norte da Bahia

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Muitos podem não conhecer, mas a Costa dos Coqueiros, uma das quatorze áreas turísticas da Bahia, é um território belíssimo. Por isso, neste texto abordaremos os detalhes sobre a região, citando as melhores praias das redondezas.


Com 193 km de extensão, podemos dizer que a Costa dos Coqueiros apresenta atrações para todos os tipos de perfis, incluindo para os viajantes que gostam de explorar áreas pouco frequentadas por turistas.

Então, se você gosta de visitar praias desertas, já coloque a região na sua lista e continue a leitura para entender quais pontos merecem a sua atenção!

Onde está localizada a Costa dos Coqueiros?

Primeiramente, precisamos falar sobre a localização da Costa dos Coqueiros. Na maioria das vezes, quem deseja conhecer a região desembarca no aeroporto de Salvador, sendo que este pode ser considerado o início da área.

Nesse caso, se você deseja conhecer os pontos turísticos, basta seguir o trajeto da BA-099, a Estrada do Coco, sendo esta a que levará o turista cada vez mais para o norte.

Percorrendo este caminho, pode-se encontrar praias mais estruturadas e outras mais desertas. Além disso, existem outros pontos turísticos, como cachoeiras, por exemplo.

Quais são as melhores praias da Costa dos Coqueiros?

As praias da Costa dos Coqueiros apresentam características diferentes, o que pode ser muito atrativo para diversos perfis, já que o turista poderá aproveitar atrações famosas, como também atrações mais simples e rústicas.

Abaixo você poderá conferir quais das opções podem ser mais indicada para seu roteiro.

1. Praia de Itacimirim

Esta praia fica a cerca de 48 km do aeroporto de Salvador, sendo a última da Estrada do Coco. Vale muito a pena conhecer a opção, especialmente se você deseja aproveitar o dia em um local sossegado, sem abrir mão da estrutura completa.

Isso porque ao redor você poderá encontrar bons restaurantes, quiosques e pousadas. As águas mornas e calmas se encontram com o Rio Pojoca, o que garante atração para quem gosta de água doce ou salgada.

Além disso, na maré baixa é possível ainda aproveitar as piscinas naturais, o que torna-se uma ótima opção para crianças.

2. Praia de Subaúma

A Praia de Subaúma é considerada por muitos como uma das mais bonitas da Costa dos Coqueiros. O local fica a 116 km de Salvador. Mas isso não a torna menos interessante, o volume de turistas é grande durante todo o ano, especialmente no verão.

As águas por aqui são mais agitadas, com tonalidade verde. Isso torna a praia perfeita para a prática de esportes aquáticos, como o surf, por exemplo.

Além disso, a estrutura ao redor é completa, onde é possível aproveitar todo o dia sem dificuldades.

3. Praia de Arembepe

Partindo de Salvador, após percorrer cerca de 30 km em direção ao norte, podemos encontrar o município de Camaçari, local que abriga lindas praias, incluindo a Praia de Arembepe. Por lá é possível encontrar diversos hotéis e restaurantes, o que se torna uma opção perfeita para viajantes.

Basicamente, na extensão da praia pode-se encontrar um ambiente para todos os estilos.

Durante a alta temporada, o início da praia fica lotado, o que agrada pessoas mais agitadas, porém, também existe a parte mais calma.

É preciso frisar que o mar de Arembepe é agitado, por isso, vale a pena redobrar o cuidado.

4. Praia de Guarajuba

Assim como a praia acima, a Praia de Guarajuba também fica no município de Camaçari, o que pode facilitar para os turistas que não desejam ir para um destino muito distante de Salvador.

A paisagem ao redor é incrivelmente marcante, já que existem piscinas naturais na maré baixa, faixa de coqueiros e trechos de mar aberto.

Além disso, bem em frente ao mar existe uma instalação muito famosa, sendo esta um resort all inclusive. Se a sua intenção é curtir dias de calmaria, descanso e luxo, vale a pena considerar a opção.

As águas são mais calmas do que nas outras opções apresentadas, oferecendo também uma tonalidade esverdeada e clara: o belo mar do litoral norte da Bahia.

5. Praia do Forte

A Praia do Forte, uma das mais famosas da região, fica localizada na Mata de São João, na Costa dos Coqueiros, a cerca de 70 km de Salvador. Graças ao Projeto Tamar, muitos turistas visitam o destino com o intuito de aproveitar atrações relacionadas ao ecoturismo.

Os 12 km de extensão da praia são muito convidativos, já que a areia é branca e o mar esverdeado e claro. Através de um passeio de barco, pode-se fazer mergulhos pela área, onde é possível observar as formações de corais, como também a vida marinha da região.

Esta é uma das opções mais procuradas da Costa dos Coqueiros, por isso, vá preparado(a) para encontrar muitos turistas. Caso você queira avistar as baleias, entre junho a setembro existem passeios específicos para a atividade.

6. Praia de Santo Antônio

Por fim, em nossa lista das melhores praias da Costa dos Coqueiros, você conhecerá agora a Praia de Santo Antônio. O local é perfeito para as pessoas que pretendem descansar e aproveitar um dia tranquilo.

Em sua extensão há uma boa estrutura, onde é possível encontrar uma diversidade de porções, drinks e bebidas para que o turista se sinta em casa.

Em comparação com algumas outras praias da lista, essa é mais indicada para as pessoas que desejam fugir da aglomeração e procuram tranquilidade. A faixa de areia é grande, com belos coqueirais e deliciosas piscinas naturais na maré baixa.

A vila ao redor ainda é uma atração a parte. O local tem uma vibe rústica, o que se torna um ponto muito interessante para a visitação.

Vale a pena visitar a região?

Como você notou durante a leitura, realmente as praias da Costa dos Coqueiros apresentam características muito diferentes. Por isso, se você procura opções para que toda a família possa se divertir, vale a pena montar um roteiro somente com essas possibilidades.

Além disso, também existem praias mais distantes de Salvador, como também as praias mais próximas do aeroporto. Levando isso em consideração, o turista poderá planejar a sua viagem, para que assim, este tenha a oportunidade de conhecer toda a redondeza e os pontos turísticos mais interessantes dessa região da Bahia.

Em conclusão, todos podem curtir a praias da Costa dos Coqueiros, desde as crianças até os adultos.

E supondo que seu ponto de partida seja a capital baiana, te convidamos a descobrir quais são as melhores atrações de Salvador.

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page