top of page
Feira de São Joaquim: experiências sensoriais e culturais

Postado dia 20/02/24 | 2min. de leitura

Feira de São Joaquim: experiências sensoriais e culturais

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Salvador possui muitos atributos além das belas praias e da maior baía do Brasil. Sua cultura é Patrimônio da Humanidade, exemplo vivo da miscigenação entre indígenas, africanos e europeus, imposta pela história colonial portuguesa.

São muitas as opções do que fazer em Salvador, e caminhar pelas suas ruas é uma inspiração! Para onde o olhar vai, se depara com elementos que contam um pouco sobre o passado intenso desse lugar.

As feiras livres são lugares ricos em cultura e história, pois muitas delas existem desde os primórdios das cidades. É o caso da Feira de São Joaquim, a maior feira livre de Salvador e a mais tradicional de todo o Recôncavo Baiano.

Um pouco da história da Feira de São Joaquim

O local onde hoje está situada a Feira de São Joaquim já foi conhecido como Água de Meninos, no tempo em que os órfãos da Casa Pia de São Joaquim se banhavam na praia situada em frente à instituição.

A partir do início do séc. XIX, Água de Meninos já não tinha meninos tomando banho, e sim, uma feira que cresceu em decorrência da sua localização estratégica, porto e atracadouro, recebendo comerciantes e mercadorias de todo o Recôncavo. Naturalmente, tornou-se uma grande feira, a maior e mais importante da capital.

Características e o que encontrar

A Feira de São Joaquim recebe comerciantes de todo o Recôncavo, e também dos bairros periféricos de Salvador situados às margens da Baía de Todos os Santos. Os trabalhadores informais que lá atuam são, em geral, descendentes dos africanos escravizados, que comercializam artesanatos em cestarias de palha, sisal, de barro, produtos para rituais de candomblé, além de frutas, verduras e temperos diversos.

Caminhar pela feira é como voltar ao passado, basta ter bons olhos para observar os detalhes, a origem dos seus produtos, quem os produz, para que e como são utilizados, enfim, um grande quebra-cabeças de informações, cheiros e cores que vale muito a pena ser visitado e montado!

Localização e horário de funcionamento

A Feira de São Joaquim está localizada na Cidade Baixa, mais especificamente na Av. Eng. Oscar Pontes, entre o Terminal Marítimo de São Joaquim e o bairro da Calçada. Funciona de segunda a domingo, das 05h às 17h.

Como chegar

Aos turistas, o mais indicado é chegar de táxi, Uber, ou contratando um transfer através do WhatsApp da Central de Reservas Bahia Terra Turismo. Trata-se de um transporte seguro, com motoristas selecionados e automóveis novos, te buscando onde você estiver hospedado.

Atrações próximas

Alguns atrativos estão bem próximos da Feira de São Joaquim e podem ser visitados como parte do roteiro de um dia. Listamos algumas sugestões:

A Bahia Terra Turismo

Somos uma agência especialista em turismo no estado da Bahia e desde 2006 levamos milhares de turistas anualmente aos mais diversos destinos baianos, sempre primando por conforto, segurança e pontualidade. Também dispomos de um portfólio com diversos passeios pela grande Salvador e Baía de Todos os Santos, confira!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page