top of page
Litoral da Bahia: norte ou sul? Confira as diferenças e escolha!

Postado dia 02/03/23 | 2min. de leitura

Litoral da Bahia: norte ou sul? Confira as diferenças e escolha!

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Mesmo quem nunca saiu do estado em que mora, provavelmente já ouviu falar que o litoral da Bahia é espetacular. E, de fato, isso é totalmente verdade: são quilômetros e mais quilômetros de praias que agradam a diversos tipos de turistas, além de vilarejos rústicos e uma conexão imensa com a natureza.


Mas, fica a dúvida: na hora de praticar o turismo na Bahia, é melhor escolher o litoral norte ou o litoral sul do estado?

E a resposta está na leitura do conteúdo a seguir!

A diferença entre norte e sul, no que diz respeito ao litoral da Bahia

O primeiro passo para saber qual parte do litoral da Bahia tem as praias que mais irão te agradar é descobrindo o que diferencia o norte e o sul.

Vale a pena, inclusive, partir do pressuposto de que a capital baiana, Salvador, é praticamente o “ponto divisor” entre um litoral e outro.

Estas são as informações relacionadas a cada parte:

O que caracteriza o litoral norte da Bahia

Essa parte encantadora do estado começa basicamente em Salvador e vai até Sergipe, sendo reconhecida não só por suas incontáveis belezas, mas, também, por sua rede hoteleira de luxo.

É ali, por exemplo, que está a Costa do Sauípe, cujo resort é um dos mais famosos do Brasil.

Mas nem só do turismo de alto padrão vivem os turistas que escolhem visitar esta parte da Bahia: lá no extremo norte está a Praia do Mangue Seco, que oferece uma experiência mais rústica e é muito procurada por quem quer uma experiência mais simples.

Isso sem citar Imbassaí, muito frequentada por quem curte esportes aquáticos.

O que caracteriza o litoral sul da Bahia

Já o litoral sul baiano também entrega algumas experiências de alto padrão, mas é composto principalmente por destinos mais rústicos, com vilarejos que fazem sucesso entre os turistas do Espírito Santo e de Minas Gerais, que são os estados mais próximos.

A famosa Costa do Descobrimento está localizada exatamente nesta parte da Bahia, junto a seus destinos de sucesso, como Arraial D’Ajuda, Caraíva, Trancoso e Porto Seguro.

O litoral sul, inclusive, é uma ótima opção para quem quer curtir as festas de fim de ano ou o Carnaval.

Quais praias da Bahia visitar em sua próxima viagem

O litoral da Bahia, portanto, possui praias imperdíveis, de norte a sul, cabendo unicamente ao turista escolher aquelas que mais combinam com seu perfil.

Se você quer conhecer vilas de pescadores e cantinhos mais bucólicos, por exemplo, poderá se encantar com as praias do sul, a exemplos daquelas que são encontradas na Ilha de Boipeba.

Já se você não abre mão de experiências mais luxuosas, em praias mais exclusivas (famosas por receberem muitos turistas de outros países, por sinal), o norte do litoral baiano, com seus inúmeros resorts, pode ser a melhor pedida.

Tem dúvidas sobre o que ver e fazer no destino escolhido?

Então não deixe de conferir os outros conteúdos do Blog Bahia Terra: eles têm todas as informações de que você precisa com dicas valiosas para otimizar a sua viagem na Bahia!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page