
Postado dia 06/06/25 | 5min. de leitura
Turismo de experiência na Bahia: 6 atividades imperdíveis
0 comentário
0 curtida
0 visualização
A Bahia é um estado encantador, com paisagens fantásticas e uma riqueza histórica e cultural singular. O estado oferece um turismo muito bem desenvolvido e focado no lazer, porém, se você deseja aproveitar mais do que apenas belas praias e locais turísticos, o turismo de experiência na Bahia é o caminho ideal para conhecer o estado de forma mais sensível, imersiva e significativa.
A seguir, falaremos sobre este tipo de turismo e 6 atividades imperdíveis na Bahia.

O que é turismo de experiência na Bahia?
O turismo de experiência propõe uma forma de viajar mais consciente e conectada com o ambiente natural, com os moradores e com a cultura local. Dessa forma, é possível viver o turismo na Bahia através de um roteiro completo, com um contato próximo com as comunidades locais, seus saberes tradicionais e jornadas no meio da natureza.
6 experiências na Bahia que mostram seu lado mais autêntico
1. Imersão cultural em terreiros e comunidades afro-baianas

A Bahia é o centro da cultura afro-brasileira, especialmente Salvador, que é conhecida como a capital negra da América Latina. Para os turistas, é possível participar de imersões que envolvem esse universo, como visitar um terreiro de candomblé e ser acompanhado por guias especializados.
Muitas dessas atividades envolvem conversas com líderes religiosos, assistir a cânticos e danças, assim como refeições preparadas de acordo com os rituais de cada casa.
Outras vivências disponíveis com o turismo de experiência na Bahia são visitar o Pelourinho e o centro histórico de Salvador, onde os visitantes podem participar de rodas de capoeira, oficinas de turbantes, aulas de balé afro, além de degustar a maravilhosa culinária baiana.
Tudo isso oferece a oportunidade de adquirir conhecimento e sabedoria ancestral, além de ver de perto a força e resistência do povo baiano.
2. Turismo regenerativo no sul da Bahia

No sul da Bahia, o turismo de experiência proporciona vivências sustentáveis e contato próximo com a natureza. Empreendimentos e comunidades locais promovem o turismo regenerativo, cujo objetivo é restaurar o território, preservar o ambiente e empoderar os povos tradicionais.
Existem alguns locais, como Serra Grande, Itacaré e Ilhéus, que possuem roteiros de visita a fazendas agroecológicas, interações com povos indígenas e quilombolas, além de atividades de conexão com a natureza, como trilhas e retiros em ecovilas.
Essas experiências na Bahia são transformadoras para os visitantes, que por meio de tal conexão, compreendem o turismo como uma via de transformação social e ambiental, além de desfrutar do bem-estar que só a natureza pode proporcionar.
3. Roteiros sofisticados com experiências exclusivas

Há muitas opções na Bahia que oferecem exclusividade, sofisticação e conforto, com programas luxuosos e igualmente culturais.
Alguns dos destinos mais comuns que proporcionam tudo isso são Trancoso, Caraíva e Morro de São Paulo. O turismo de experiência nesses lugares é personalizado, unindo a identidade local com requinte.
Algumas opções presentes são passeios de lancha ou barco, coletivos ou privativos, por ilhas desertas e piscinas naturais, aulas de gastronomia regional em pousadas, jantares preparados por chefs baianos em ambientes intimistas, e experiências de bem-estar que incluem massagens e terapias energéticas ao ar livre.
O luxo não vem apenas do conforto proporcionado, mas também do conjunto de práticas únicas e intimistas. Essas atividades são ideais para casais em lua de mel, famílias e amantes da cultura baiana que desejam se conectar com conforto.
4. Encontros com a natureza — da Chapada à Costa do Dendê

A riqueza natural da Bahia oferece uma amplitude de atividades aventureiras e de conexão com a natureza. Além de observar de pertinho a beleza das paisagens, também é possível vivenciar ativamente o ambiente com experiências guiadas por moradores locais.
A Chapada Diamantina, por exemplo, proporciona momentos fantásticos e inesquecíveis, como trilhas que levam a cachoeiras escondidas, visitas a cavernas e ao poço azul encantado, expedições com guias nativos que contam histórias sobre o garimpo e até mesmo retiros de meditação em meio à mata atlântica.
Na Costa do Dendê, por sua vez, é possível remar em canoas conduzidas por pescadores locais, tomar banho de rio, aprender técnicas de pesca, ouvir histórias e lendas locais ou se envolver em mutirões de reflorestamento organizados pelas comunidades.
5. Festas, sabores e música

Uma forma de aproveitar a Bahia e sua verdadeira essência é mergulhar em sua música e dança, que estão presentes nas festas populares, além de degustar a gastronomia regional. Sem dúvida, o turismo de experiência na Bahia propõe participar ativamente dessas vivências.
É possível fazer aulas de percussão com musicistas locais, aprender os passos de samba de roda, cozinhar um acarajé com a ajuda de baianas tradicionais ou fazer um tour gastronômico por feiras e mercados de Salvador, como a de São Joaquim.
Existem experiências guiadas durante festas como a Lavagem do Bonfim, São João, Carnaval ou Iemanjá, que oferecem contexto histórico e cultural, assim como o acesso a eventos que geralmente não estão nos roteiros turísticos comuns.
6. Artesanato e tradições baianas

Outra forma muito autêntica de experienciar o turismo na Bahia é aprendendo técnicas do artesanato local. Em diversas regiões do estado, comunidades produzem peças únicas com técnicas passadas de geração para geração e utilizando materiais locais.
Maragogipinho, localizado no Recôncavo Baiano, é o maior polo de cerâmica da América Latina, e é um destino ideal para o turismo de experiência. Aproximadamente 80% de seus moradores trabalham nas olarias, criando objetos de cerâmica decorativos e religiosos.
Visitar esse vilarejo é uma oportunidade perfeita para aprender técnicas de cerâmica diferenciadas, além de conectar-se com a comunidade e conhecer sua cultura bem de perto.
Coqueiros é outro povoado do Recôncavo Baiano onde o artesanato possui raízes profundas. Situado no Rio Paraguaçu e pertencente à cidade de Maragogipe, o vilarejo possui pesca e a produção de cerâmica como principais atividades econômicas. Uma das aventuras da região é a visita às olarias, onde artesãos produzem pratos e panelas de barro, os objetos mais comuns na região.
Se gostou de conhecer algumas das práticas do turismo de experiência na Bahia, entre em contato com a Bahia Terra e reserve suas experiências para viver o melhor que o estado tem a oferecer!