top of page
6 principais cidades da Chapada Diamantina

Postado dia 15/08/23 | 5min. de leitura

6 principais cidades da Chapada Diamantina

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Viajar pela Chapada Diamantina é fazer uma viagem no tempo! É uma grande região no estado da Bahia que engloba 24 municípios e ocupa uma área de 32.407,36 km², um verdadeiro complexo geográfico natural composto por morros, serras e montanhas, belíssimas cachoeiras, cânions de tirar o fôlego, Mata Atlântica, pantanal, chapadões, muitos rios e algumas nascentes, como a do rio Paraguaçu que deságua na Baía de Todos os Santos.


Além das belezas naturais, os povoados, vilas e cidades guardam verdadeiros tesouros da história do Brasil nos períodos da expansão dos currais pelos sertões e da corrida por minérios como o diamante. Arquitetura colonial preservada é o que mais se vê em todas elas, cada uma contando um pedacinho de uma história que se monta como um fascinante quebra-cabeças.


Entendemos que todas as cidades da Chapada Diamantina são belas, possuem rica história e belezas naturais, merecendo sua atenção e visita. Por isso divulgaremos o nome de todas e posteriormente aprofundaremos nas 6 que consideramos mais importantes:


Abaíra - Andaraí - Barra da Estiva - Boninal - Bonito - Ibicoara - Ibitiara - Iramaia - Iraquara - Itaetê - Jussiape - Lençóis - Marcionílio Souza - Morro do Chapéu - Mucugê - Nova Redenção - Novo Horizonte - Palmeiras - Piatã - Rio de Contas - Seabra - Souto Soares - Utinga - Wagner.



lencois
Lençois - Chapada Diamantina

1 - Lençóis

Considerada a capital da Chapada Diamantina, Lençóis é uma cidade belíssima e histórica, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em função da sua rica arquitetura colonial lindamente preservada.

Sua posição geográfica é central, favorecendo que saiam de lá os principais passeios para toda a Chapada. A cidade tem aeroporto e recebe voos regulares, possui excelente infraestrutura hoteleira com mais de dois mil leitos entre hotéis e pousadas, além de casas de temporada. Seus restaurantes são excelentes e de gastronomia variada, suas ruas estão repletas de barzinhos estilosos que fazem a alegria dos turistas durante as noites.

Bem pertinho da cidade existem diversos atrativos naturais que exigem menor esforço e são bem acessíveis, como a cachoeira da Primavera, os poços do Serrano e a cachoeira do Ribeirão do Meio. Historicamente falando, basta caminhar pelas ruas e ir desvendando os casarões do séc. XIX, que guardam muito da história do garimpo.

A capital da Chapada costuma receber eventos culturais como festas tradicionais e religiosas além de shows da Música Popular Brasileira e o famoso Festival de Lençóis.


andarai
Andaraí - Chapada Diamantina

2 - Andaraí

O município fica na região central da Chapada, sendo acessado pela BA-142 e possui muitos atrativos naturais e históricos. Construída às margens do rio Paraguaçu, a cidade foi uma das mais importantes no ciclo do diamante, e isso se percebe pela imponência de seus casarões coloniais do séc. XIX.

A cidade das águas possui três grandes cachoeiras, a dos Cristais, a do Samuel e a do Ramalho, com quedas acima dos 90 metros, e algumas das trilhas mais bonitas da região.

Quanto à hotelaria, Andaraí não dispõe de uma grande rede de pousadas, mas algumas muito bem instaladas e charmosas, além de poucos e bons restaurantes tradicionais. O melhor mesmo por lá é curtir sua pacata rotina, conversar com os moradores e curtir o friozinho que faz no inverno.

Não deixe de conhecer a Machu Picchu baiana, o povoado de Igatu foi construído todo em pedras pelos antigos garimpeiros e é distrito de Andaraí.


mucuge chapada diamantina
Mucugê - Chapada Diamantina

3 - Mucugê

O diamante foi descoberto no rio Mucugê em 1844, dando início à corrida que fez nascer inúmeras cidades, incluindo a própria Mucugê, cujo conjunto arquitetônico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A cidade é acessada pela BA-142, e sua chegada é um dos trechos de estrada mais bonitos da Chapada, com morros belíssimos que vão contornando a pista pelos dois lados. Considerada uma das cidades mais frias da Bahia, possui temperatura média de 19º C, mas que pode chegar a 7º C no inverno, portanto, é um lugar maravilhoso para curtir um friozinho!

Seus arredores reservam muitas belezas naturais e algumas cachoeiras, como a das Andorinhas, da Moça Loira, do Córrego da Pedra, da Piabinha e do Tiburtino. Não deixe de conhecer o Parque Sempre-Viva, o Museu do Garimpo e o cemitério em estilo gótico-bizantino.


ibicoara
Ibicoara - Cachoeira da Fumacinha

4 - Ibicoara

A cidade em si destoa das demais por não ser uma cidade histórica colonial. Mas o que lhe falta na parte histórica é compensado pela riqueza natural. Cercada de serras, morros e montanhas, o município vem crescendo turisticamente, oferecendo duas das mais bonitas cachoeiras do Brasil.

A começar pelo Parque Municipal do Espalhado, que abriga a fantástica cachoeira do Buracão, onde se pratica o rapel. Seguindo com a majestosa cachoeira da Fumacinha, cuja queda de 100 metros rompe por dentro de um morro oco, sendo acessada por uma difícil e extraordinária trilha em meio a um dos cânions mais bonitos do Brasil.

A Bahia Terra Turismo oferece um passeio de 2 dias saindo de Lençóis para conhecer as cachoeiras do Buracão e da Fumacinha, simplesmente extraordinário, confira!


itaete
Itaetê - Cachoeira do Herculano

5 - Itaetê

O grande destaque de Itaetê são suas imponentes e belíssimas cachoeiras, que rompem a serra formando cânions e trilhas maravilhosas e repletas de natureza muito preservada. A cidade é pouco turística e suas trilhas ainda pouco visitadas, portanto, oportunidade de conhecer lugares espetaculares com a presença de pouquíssima gente.

A cachoeira do Herculano é considerada por muitos, juntamente com a da Fumacinha, uma das mais bonitas do Brasil e em seus dias de glória oferece várias quedas de 100 metros num mesmo poço. A cachoeira da Encantada é uma das maiores do Brasil, com seus incríveis 230 metros de queda livre, e na região você ainda encontra as maravilhosas cachoeiras da Roncadeira e do Bom Jardim.

A Bahia Terra Turismo oferece um maravilhoso passeio de 4 dias para Itaetê a partir de Lençóis, explorando uma a uma das suas belíssimas cachoeiras a cada dia, confira!


palmeiras chapada
Palmeiras - Chapada Diamantina

6 - Palmeiras

A pequena Palmeiras é mais uma cidade colonial da Chapada e está bem pertinho do Parque Nacional da Chapada Diamantina, sendo considerada também como um santuário ecológico. É lá que está situado o famoso Vale do Capão, local que continua a atrair pessoas para uma vida repleta de cultura alternativa, onde vivem estudiosos e praticantes de medicina natural, xamanismo e massagens terapêuticas.

Além do charme, a vilazinha do Capão é ponto de partida para algumas das trilhas mais famosas da Chapada Diamantina, como a que dá acesso à gigantesca cachoeira da Fumaça por cima, com seus 380 metros de queda livre, a maior do Brasil!

Mas se você está bem preparado fisicamente, é bom de trilha e está a fim de enfrentar um dos trekkings mais bonitos do Brasil, saiba que a Bahia Terra Turismo oferece um trekking de 4 dias entre Lençóis e o Vale do Capão, contemplando a cachoeira da Fumaça por cima e por baixo, além das extraordinárias cachoeiras do Capivari, Palmital e Mixila, confira!]

Leia mais sobre as cidades da Chapada diamantina em nosso blog

A Chapada Diamantina é enorme e caberia facilmente nela alguns países europeus. Uma grande região assim precisa ser explorada com calma, a começar aqui em nosso blog, que possui inúmeros artigos que vão te auxiliar na compreensão sobre essa linda região baiana.

Como já assinalado algumas vezes, a Bahia Terra Turismo dispõe de muitos passeios, trilhas e trekkings, te levando até as melhores atrações da Chapada, seja caminhando ou de carro, confira!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page