top of page
5 museus em Salvador que valem a pena a visita

Postado dia 11/05/23 | 4min. de leitura

5 museus em Salvador que valem a pena a visita

0 comentário

0 curtida

0 visualização

Arte e história são duas palavras que estão intrinsecamente ligadas aos museus em Salvador, não sendo à toa que uma visita a pelo menos um deles vale muito a pena. Afinal, esta é uma cidade tipicamente histórica também, e aprender mais sobre o seu passado é importante.


Aliás: você está prestes a montar seu roteiro, mas ainda não sabe o que fazer na capital baiana?

Pois, então, não pense duas vezes antes de incluir os museus na lista de passeios!

A lista a seguir foi criada justamente para te ajudar nesse sentido, não deixe de conferir cada uma de suas dicas.

Os 5 museus em Salvador que todo turista deve visitar durante a viagem

Qualquer pessoa que seja adepta desse tipo de passeio automaticamente se pergunta sobre quantos museus têm em Salvador, ao decidirem fazer uma viagem para a capital baiana.

E a resposta é: muitos!

Até o ano de 2009, por exemplo, existiam quase 60 atrativos dessa categoria na cidade, conforme consta neste material disponibilizado pela Universidade Federal da Bahia.

E, em meio a tantas opções, é inevitável ficar com dúvidas sobre quais escolher, a fim de sentir que a visita realmente valeu a pena, não é mesmo?

E é por isso que, abaixo, listamos aqueles museus de Salvador que julgamos essenciais na viagem de qualquer turista.

São eles:

1. Museu da Cidade de Salvador

Como o próprio nome sugere, o Museu da Cidade tem como foco de fato contar a história de Salvador por meio de seu acervo.

Nele, o visitante encontra, entre outras coisas, itens pertencentes a Castro Alves, esculturas, pinturas e até mesmo trajes do Candomblé.

Ele está localizado no Pelourinho, tendo visitação gratuita toda quinta-feira.

2. Museu Afro Brasileiro de Salvador

O Museu Afro Brasileiro, por sua vez, tem todo o seu acervo focado justamente na cultura material afro-brasileira.

Os itens ali encontrados incluem máscaras, peças ligadas às religiões de matriz africana, cerâmicas e instrumentos musicais, por exemplo.

Esse museu está situado no Largo do Terreiro de Jesus (sem número), no Centro Histórico: seu funcionamento acontece em dias úteis, com ingressos sendo vendidos a R$ 10,00.

3. Museu de Arte Moderna da Bahia

E é claro que uma cidade como Salvador, tão diversa, não deixaria de ter, também, um museu voltado para a arte moderna.

E é este o papel do Museu de Arte Moderna da Bahia, que recebe diversas exposições durante o ano.

Seu funcionamento é de terça a domingo, sempre com visitação gratuita, e sua localização está na Avenida Lafayete Coutinho, sem número, no bairro Comércio.

4. Museu Náutico da Bahia

E que tal conhecer Salvador também por um ponto de vista inusitado?

Pois é justamente o “ponto de vista náutico” que te espera no Museu Náutico da Bahia, que reúne exposições (fixas e temporárias) relacionadas a embarcações, oceanografia e astronomia.

Sua localização, por sinal, é uma atração à parte: ele está simplesmente no Forte de Santo Antônio da Barra, mais especificamente no Largo do Farol, no bairro da Barra.

E, embora não seja um dos museus gratuitos em Salvador, ele funciona todos os dias e seus ingressos são de valores simbólicos, com o mais caro custando apenas R$ 15,00.

5. Museu Geológico da Bahia

Ainda no quesito “museus diferentes”, outra dica imperdível é o Museu Geológico da Bahia que, inclusive, conta com uma exposição interativa relacionada ao Sistema Solar e a meteoritos.

Além disso, o auditório do local costuma contar com a exibição de filmes especiais, sendo um ótimo programa para toda a família.

Esse museu fica na Avenida 7 de setembro, número 2.195, no Corredor da Vitória, e conta com visitação gratuita (o local se mantém fechado toda segunda-feira).

Como se preparar devidamente para a visita a esses museus

De fato, existem museus em Salvador que são realmente imperdíveis, não é mesmo?

Lembrando que a cidade conta com muitos outros, além dos 5 citados acima.

Independentemente de quais você decida escolher, não deixe de adotar algumas iniciativas, de modo que sua visita saia como esperado, principalmente se a ideia for visitar mais de um museu no mesmo dia, o que é perfeitamente possível.

A primeira dica, claro, é checar se de fato no dia e horário da sua visita o local estará aberto, uma vez que imprevistos podem acontecer.

Checar se o valor do ingresso ainda é o mesmo que foi informado aqui também é imprescindível, a fim de evitar “perrengues” financeiros. Aliás: não esqueça que os museus também trabalham com meia entrada para públicos específicos.

Outra dica, muito importante, é: use um calçado confortável.

Visitar museus significa ficar muito tempo em pé, seja parado ou andando, e fazer isso com um tênis apertado ou de salto é realmente desconfortável e cansativo.

Além disso, nada impede que no mesmo dia de sua visita a um desses locais você aproveite para conhecer outros atrativos turísticos de Salvador, como o Mercado Modelo. E quanto mais confortável estiver em termos de calçado e roupas, melhor.

Já imaginou caminhar pelo Pelourinho e arredores com algo desconfortável nos pés, e roupas apertadas?

De fato, não seria nada agradável, não é mesmo?

E, considerando que boa parte dos museus de Salvador se encontra justamente nessa área, e que o calçamento ali é formado por pedras, não se esqueça de prezar por seu conforto e segurança.

Turismo em Salvador além dos museus

Agora, é hora de começar a preencher o resto do roteiro de sua viagem, acrescentando a ele todas as atrações turísticas e passeios que Salvador oferece. E, para isso, nada melhor do que conhecer outros conteúdos do blog da Bahia Terra Turismo.

Somos uma agência especializada nos destinos mais famosos da Bahia, e temos todas as melhores dicas e os melhores serviços para que sua viagem para essa cidade seja realmente impecável, do início ao fim.

Conheça aqui todos os passeios que poderá fazer com a gente em Salvador.

Já para saber mais sobre os atrativos turísticos desse destino, bem como suas principais festas e melhores lugares para comer e se hospedar, por exemplo, leia os demais artigos sobre a capital baiana.

Acredite: depois dessas leituras, ficará muito mais fácil se planejar!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page