
Postado dia 19/08/25 | 9min. de leitura
15 pontos turísticos da Bahia que você precisa conhecer
0 comentário
0 curtida
29 visualizações
Descobrir os pontos turísticos da Bahia é embarcar em uma viagem por praias que parecem saídas de cartões-postais, vilarejos cheios de história e paisagens que surpreendem a cada curva.
Com um litoral de 1.100 quilômetros e o interior guardando a maior chapada do Brasil, o estado oferece culturas únicas, tradições vibrantes e recantos pouco explorados que encantam qualquer viajante.

Para fazer um apanhado geral do turismo na Bahia, decidi mesclar alguns cartões postais muito famosos, com lugares pouco falados que possuem enorme apelo turístico e costumam emocionar os que os visitam.
Com vocês:
15 pontos turísticos da Bahia que você não pode perder!
1. Farol da Barra

Para começar nossa lista, uma paisagem para lá de conhecida no mundo inteiro: o magnífico Forte Santo Antônio com o Farol da Barra.
Instalado na antiga Ponta do Padrão, onde Caramuru e Catarina Paraguaçu viveram o primeiro romance intercultural do Brasil, o complexo arquitetônico é um dos mais antigos de Salvador e sua obra inicial remonta ao séc. XVI.
Além de rica historiografia e do fato de funcionar em seu interior o Museu Náutico da Bahia, o Farol da Barra é a porta de entrada da Baía de Todos os Santos e oferece uma das mais belas paisagens do Brasil. Um verdadeiro cartão postal que todo brasileiro deveria visitar, pelo menos uma vez na vida!
2. Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
Considerado o principal ponto de mergulho do Brasil, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é tão bonito que parece ter sido desenhado à mão por Deus.

Suas 5 ilhas estão localizadas a mais de 60 quilômetros da costa, possuem águas azuis muito cristalinas e é considerado o melhor local para a prática do mergulho no país.
Também conta a seu favor a vida selvagem composta pela presença de aves exóticas como o Atobá e a chegada anual das baleias jubarte, que fazem do arquipélago seu berçário de reprodução. Além disso, a incrível vida marinha, que se fosse parar para descrever aqui, seria um artigo inteiro só para ela.
Para conhecer este paraíso, é preciso se deslocar até a cidade de Caravelas, na Costa das Baleias, e de lá contratar um passeio embarcado, que proporciona um mergulho de batismo para aqueles que ainda não mergulharam.
3. Praça Tomé de Sousa

Poucos lugares turísticos na Bahia oferecem tantos atrativos reunidos como a Praça Tomé de Sousa, em Salvador.
Não à toa ela possui este nome, já que foi por ela que o primeiro Governador Geral do Brasil, Tomé de Sousa, iniciou a construção da cidade em 1549. O local é cercado de monumentos históricos incríveis, sendo o principal deles, o espetacular Elevador Lacerda, um dos mais importantes cartões postais do Brasil.
Descrevo: do parapeito ao lado do elevador, é possível admirá-lo por inteiro e de quebra, toda a Baía de Todos os Santos ao fundo, onde estão o antigo porto de Salvador, o impressionante Forte São Marcelo no mar e o Mercado Modelo.
Sem contar que a praça é o coração da cidade e está cercada pelo centro histórico, que por sua vez é um mundo à parte.
4. Praia de Moreré
Muitos gastam grandes quantias para visitar ilhas oceânicas mundo afora. Indonésia, Melanésia, Micronésia, Polinésia… mas o que poucos sabem, é que existe uma praia que oferece paisagens que nada deixam a desejar a todas essas regiões do planeta.

Ela se chama Moreré e está localizada na ilha mais paradisíaca da Costa do Dendê, a Ilha de Boipeba.
São três quilômetros de um litoral irregular e super recortado, que proporciona uma infinidade de paisagens paradisíacas dignas das mais lindas ilhas selvagens do mundo.
Lá, o turista encontra coqueiros, amendoeiras, resquícios de Mata Atlântica e restinga, que se fundem maravilhosamente e formam uma muralha vegetal impressionante vista por quem está navegando.
A praia ainda é cercada por imensos recifes de corais a um quilômetro da costa, formando piscinas naturais impressionantes e lagoas cristalinas bem na beirinha da praia. Uma vez chegando em Boipeba, é preciso contratar um passeio de lancha para chegar até lá, ir de quadriciclo ou seguindo uma bela trilha!
5. Terreiro de Jesus
Considerada uma das praças mais icônicas de Salvador, o Terreiro de Jesus é pura história, e basta um dia inteiro neste lugar para que se possa bater no peito e dizer: minha viagem está paga!

Localizado entre a Praça Tomé de Sousa e o Pelourinho, todos os edifícios dela são históricos, a começar pelos casarões que a cercam:
o incrível chafariz de bronze ao centro;
a Primeira Faculdade de Medicina do Brasil;
a Igreja de São Pedro dos Clérigos;
a Igreja de São Domingos Gusmão;
o precioso Cruzeiro de São Francisco, praça anexo onde está o complexo da Igreja e Convento de São Francisco de Assis.
O Terreiro de Jesus também é um centro cultural onde é possível admirar rodas de capoeira, grupos de percussão estilo o Olodum e toda a magia da baianidade acontecendo ao vivo! Realizar o City Tour Histórico por lá é imperdível, com um guia desfiando a história do local conforme visita cada monumento.
6. Vale do Pati

A Chapada Diamantina é um dos tesouros mais representativos da Bahia e sua imensidão territorial composta por 24 municípios, guarda um trecho central de 7 cidades onde está o Parque Nacional da Chapada Diamantina, dentre elas Lençóis, Andaraí e Mucugê.
É nessa região que se encontra o majestoso Vale do Pati, onde acontece um dos trekkings mais requisitados do mundo.
Nele, os turistas são guiados por trilhas inesquecíveis entre serras gigantescas, grandes cânions e cachoeiras impressionantes, tendo também a oportunidade de dormir em casas/pousadas de nativos isoladas no vale.
7. Pelourinho

Um dos pontos turísticos mais famosos da Bahia e do Brasil, o Pelourinho já foi infinitamente narrado pela literatura, foi set de filmagens em vasta produção cinematográfica, além de palco para produção de inúmeras novelas.
Visitar o Pelourinho é uma verdadeira aula de história, é viver e sentir a cultura pulsante da Bahia por meio da impressionante musicalidade que ecoa em quase todas as suas ruas e becos.
Como canta Daniela Mercury, “todo menino do pelô, sabe tocar tambor…”
Estou falando da alma do centro histórico de Salvador e seus infinitos casarões coloniais são onde funcionam lojinhas de artesanato, restaurantes, centros culturais, sede do IPAC, do IPHAN, dentre tantas outras instituições culturais e históricas importantes.
Lá também está a linda e sincrética Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, além do Largo do Pelourinho, onde se pode reproduzir uma das fotos mais famosas da capital baiana.
8. Taipu de Fora

A Praia de Taipu de Fora costuma figurar entre as 10 mais bonitas do Brasil há mais de 3 décadas. Ela se encontra próxima à vila de Barra Grande e ambas fazem parte da bela Península de Maraú, na Costa do Dendê.
Sua imagem mais divulgada pelo mundo dá conta de uma imensa piscina natural de águas muito verdes e cristalinas, que está situada praticamente na beira da praia.
É o paraíso do snorkel e excelente para realizar fotos e filmagens subaquáticas, sendo possível admirar um lindo mundo subaquático colorido e de vida pulsante. O local é perfeito para famílias com crianças e idosos e oferece banhos memoráveis em águas tranquilas.
9. Castelo Garcia d’Ávila
As ruínas do Castelo Garcia d’Ávila dizem respeito à única construção com características medievais no Brasil e são parte do centro de poder da família Garcia d’Ávila, a principal responsável pelo povoamento e colonização dos sertões nordestinos.

O complexo arqueológico é um dos principais pontos turísticos da Bahia e fica na linda Praia do Forte, localizada na Costa dos Coqueiros ou litoral norte de Salvador.
No local, funciona um belíssimo museu repleto de peças arqueológicas encontradas durante as escavações e pesquisas realizadas por lá. O espaço é interativo e tecnológico e costuma ensinar história de maneira dinâmica, recebendo escolas para aulões com muita frequência.
Também conhecido como Casa da Torre, está situado no alto de uma colina onde se tem uma vista deslumbrante do litoral.
Cabe destacar que é possível visitá-lo através de passeios bate e volta a partir de Salvador.
10. Parque Estadual de Canudos

O Parque Estadual de Canudos é um sítio histórico administrado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que preserva o local onde aconteceu parte da Guerra de Canudos.
Ele está localizado na própria Canudos, cidade localizada no sertão da Bahia, e permite a reconstituição passo a passo das 4 batalhas que ocorreram entre os discípulos de Antônio Conselheiro e o Exército Republicano Brasileiro.
Trata-se de uma história de grande valor para a historiografia brasileira, especialmente por retratar memórias de populares. É uma grande oportunidade de entender em quais alicerces o Brasil se consolidou como nação, indo muito além do que foi estudado e aprendido na escola.
Visitar a cidade também é muito especial pelas riquezas naturais que a cercam, além da bela cultura sertaneja que enriquece ainda mais a viagem.
11. Cânions do Xingó

Os Cânions do Xingó não estão exatamente em território baiano, mas são como uma extensão do mesmo, já que se conectam com a cidade de Paulo Afonso via navegação fluvial pelos cânions do Rio São Francisco.
A cidade de Piranhas, em Alagoas, é a sua principal sede, de onde saem passeios de catamarã que exploram suas belezas naturais. O local também é riquíssimo em história, sendo considerado epicentro do cangaço e onde morreram Lampião e Maria Bonita.
De Piranhas também saem passeios de catamarã que levam para a Rota do Cangaço, que além de explorar as belezas do Rio São Francisco, oportunizam os turistas com uma aula sobre o cangaço no local onde Lampião e Maria Bonita foram emboscados.
12. Praia do Espelho

Singela e reluzente, a Praia do Espelho é um dos pontos turísticos da Bahia de rara beleza e está localizada no litoral de Porto Seguro.
Completamente cercada por recifes de corais onde se formam infinitas piscinas naturais de águas azuis e cristalinas, a praia ainda é emoldurada por exóticas falésias, e nela funcionam algumas das mais estilosas pousadas boutiques da costa baiana.
Ainda vale destacar os ótimos restaurantes à beira-mar, que oferecem serviços da mais fina gastronomia e muito conforto para quem está realizando uma viagem romântica ou em família.
Para quem está hospedado em Porto Seguro, uma ótima alternativa para chegar até lá é contratando o passeio bate e volta que dura um dia inteiro.
13. Garapuá

Existem poucos lugares do litoral brasileiro onde a comunidade pesqueira ainda se encontra preservada e é dona do próprio nariz.
A Praia de Garapuá é um deles! Porém, o que mais impressiona é sua incrível beleza, traduzida por um formato de ferradura onde grandes e centenários coqueiros são a principal vegetação de uma orla com mar calmo e verdinho.
No local, todos os ótimos restaurantes à beira-mar são conduzidos por nativos, e oferecem muito conforto, organização e gastronomia premiadíssima. Por fim, é imprescindível que se explorem suas piscinas naturais na maré baixa, onde funcionam dois bares flutuantes que tornam o local ainda mais paradisíaco.
Garapuá é vizinha de Morro de São Paulo e ambos os povoados estão localizados na Ilha de Tinharé. Para quem está hospedado no Morro, a melhor maneira de chegar até lá é realizando um passeio bate e volta em caminhonetes 4X4.
14. Lagoas de Baixio

A Costa dos Coqueiros é realmente um ponto turístico da Bahia impressionante e oferece uma vasta variedade de cenários e paisagens que estão muito além do seu lindo litoral. Um dos destaques são as Lagoas de Baixio, que estão localizadas em propriedade privada e a poucos metros do litoral de Baixio.
As mais famosas são a Lagoa Azul, a Lagoa Verde e a Lagoa da Panela, que oferecem águas impressionantes, tanto pela cor, como pela transparência, algo realmente inusitado! Para chegar até elas, é preciso contratar passeios em caminhonetes 4X4 que saem da praça principal de Baixio.
15. Raso da Catarina

O Raso da Catarina é uma eco região de três municípios que fazem parte dos Caminhos do Sertão na Bahia: Paulo Afonso, Canudos e Jeremoabo. Visitá-lo é para aquele tipo de turista explorador, apaixonado pela natureza selvagem, por paisagens exóticas e repletas de biodiversidade endêmica.
O Raso pode ser visitado por dois pontos de partida: Canudos e Paulo Afonso. E engana-se quem acha que indo por Paulo Afonso vê tudo por lá. O cenário do lado de Canudos é completamente diferente, e ambos só têm em comum mesmo a secura e o fato de serem o berço da arara-azul-de-lear.
Os passeios para o Raso da Catarina saem de Canudos e de Paulo Afonso e possibilitam que os turistas tenham um encontro muito especial com a revoada da arara-azul, um momento mágico e muito emocionante.
A Bahia é um estado vibrante, repleto de paisagens deslumbrantes e histórias que encantam todos os visitantes. Viva essa experiência e deixe-se envolver por tudo o que ela tem a oferecer.
E agora que você descobriu alguns dos mais bonitos pontos turísticos da Bahia, para aproveitar ainda mais sua viagem, conheça 5 vantagens do transfer e veja por que esse serviço pode transformar seu passeio em algo ainda mais prático e inesquecível!
Por Márcio Vasconcelos de O. Torres
Historiador e viajante - marciotorresbb@gmail.com