
Postado dia 27/12/25 | 7min. de leitura
Cidade Baixa em Salvador: conheça suas opções turísticas
0 comentário
0 curtida
3059 visualizações

Conhecer a Cidade Baixa em Salvador é muito especial e, sem dúvida alguma, uma das melhores opções do que fazer na cidade. De forma geral, essa região de Salvador é esquecida pelos tradicionais roteiros turísticos, mas guarda tesouros naturais, históricos e culturais impressionantes, que revelam muito sobre a essência dessa tão importante metrópole brasileira.
Alguns dos bairros da Cidade Baixa em Salvador condensam em um mesmo lugar, praias e paisagens incríveis, mas também alguns dos monumentos históricos mais antigos do Brasil, além de restaurantes tradicionais que servem o melhor da gastronomia baiana.
Geograficamente falando, toda ela é banhada pelas águas da mística Baía de Todos os Santos, outrora chamada de “kirimurê”, o grande mar interior dos antigos tupinambás que viveram no seu entorno por longos séculos.
Ficou curioso? Continue conosco e desvende seus segredos!
O que fazer na Cidade Baixa em Salvador, Bahia
Dividimos este artigo em bairros e praias da Cidade Baixa, de maneira em que destacamos o que existe de melhor e mais importante a ser visitado.
Praias da Cidade Baixa em Salvador
Prainha do MAM

Ela fica escondida e é acessada pelo Solar do Unhão, antigo complexo agro-industrial onde funciona o Museu de Arte Moderna (MAM). Seu mar é verdinho, cristalino e calmo, excelente para banho, mergulho e esportes a remo.
A Prainha do MAM ficou muito famosa recentemente por meio de publicações nas redes sociais e por isso se tornou bem badalada em época de alta temporada.
Vale muito a pena aproveitar o passeio e explorar o Solar do Unhão e o MAM, que oferecem um lindo mix de arquitetura colonial com obras de arte contemporânea.
lhe informar e auxiliar na organização da sua próxima viagem, aproveite!
Prainha da Gamboa de Baixo

A Gamboa de Baixo é uma antiga comunidade posicionada na encosta da montanha que separa as antigas Cidade Baixa e Cidade Alta. Para melhor localizá-la, basta chegar ao Solar do Unhão e pronto, ela está à esquerda. Em frente à comunidade, fica a sua prainha de pedrinhas na areia e mar cristalino, um dos pontos de banho mais gostosos da cidade.
A Gamboa também é muito famosa pelos bares e restaurantes liderados por moradores locais, como o Bar da Mônica, que costuma ser frequentado por celebridades quando estão visitando Salvador.
Praia da Boa Viagem

Entre as praias da Cidade Baixa de Salvador, a Boa Viagem é a que apresenta água mais cristalina, sendo excelente para mergulho com snorkel, remadas em caiaque, stand up paddle, além de banho maravilhoso.
E tudo isso aos pés de um dos mais importantes monumentos históricos da cidade, o Forte de Nª Sª de Monte Serrat, construído nos primórdios da colonização portuguesa no Brasil.
Do outro lado da praia está a importante e linda Igreja de Nª Sª da Boa Viagem, construída a partir de 1710 como capela e recolhimento para os monges, mas onde também funcionou um “hospício”, termo utilizado na época para designar os hospitais.
Ponta do Humaitá

Bem atrás do Forte Monte Serrat está a Ponta de Humaitá, e como seu nome diz, é uma das extremidades do continente dentro da Baía de Todos os Santos que proporciona um visual incrível em meio aos seus importantes monumentos.
O Farol do Humaitá marca o local citado por Gabriel Soares de Sousa como “Ponta de Tapagipe”, em sua obra publicada em 1587.
A Igreja e Convento de Nª Sª de Monte Serrat foi construída ainda no séc. XVI pelos senhores da Casa da Torre, a família Garcia d’Ávila, também responsável pela obra do casarão ao lado, datado de 1609. O local é um dos mais procurados em Salvador para assistir ao pôr do sol.
Bairros da Cidade Baixa em Salvador
Bairro do Comércio

O bairro conhecido como Comércio guarda algumas das preciosidades de Salvador. Uma delas é a Praça Maria Felipa, onde estão o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo. Bem em frente e no mar, estão o Terminal Turístico Náutico da Bahia e o lindo Forte São Marcelo.
É do Terminal Turístico Náutico de onde saem passeios embarcados pela Baía de Todos os Santos. Já o Forte São Marcelo, conhecido como “Forte do Mar”, chama a atenção por ter sido construído sobre um banco de areia no meio do oceano.
Para completar o roteiro, não deixe de visitar a imponente Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, uma das maiores e mais antigas da cidade.
Outro destaque do bairro é a Cidade da Música da Bahia, uma espécie de museu da musicalidade baiana, onde o turista encontra além da história de ritmos locais, como o Axé, o Samba, o Tropicalismo e as sonoridades percussivas que costumam embalar o mundo. Vale ressaltar o lindo casarão de azulejos azuis onde está instalada, um monumento impressionante e muito especial!
Bairro do Bonfim e Igreja Basílica do Nosso Senhor do Bonfim

Situada entre a Ponta do Humaitá e a praia da Ribeira, a Igreja Basílica do Nosso Senhor do Bonfim é um dos cartões postais mais famosos do Brasil.
Ela representa fortemente o misticismo da cultura baiana, por meio de manifestações sincréticas como a tradicional Lavagem do Bonfim. Nesta celebração, as escadarias da igreja são lavadas por mães de santo, abrindo assim, o evento religioso que se funde com uma posterior festa profana.
Bem atrás da igreja, fica a orla da Pedra Furada, um lugar que além de oferecer visual magnífico da Baía de Todos os Santos, guarda um dos melhores restaurantes de frutos do mar de Salvador. O Bar e Restaurante da Pedra Furada tem cara de boteco, possui estrutura simplória, mas sua fama o precede, principalmente quando se fala em comer a famosa salada de polvo.
Outro local especial da Cidade Baixa e que fica bem próximo do Bonfim é o Santuário da Santa Dulce dos Pobres, também conhecida como “o anjo bom da Bahia”. No local, o turista encontra um ótimo café, lojinha para compras de souvenirs, e o mais importante: poderá conhecer a obra de “Irmã Dulce” e sua linda trajetória.
Bairro da Ribeira

A Ribeira, como o bairro é popularmente chamado pelos soteropolitanos, está localizada na Península de Itapagipe.
De um lado, apresenta uma bela praia de frente para a Baía, do outro, um braço de mar no interior da península, conhecido como Orla da Ribeira ou Enseada dos Tainheiros.
É lá que ficam os estaleiros e os clubes náuticos repletos de veleiros, lanchas, saveiros e outros pequenos barcos ancorados.
Outro ponto alto é a presença da tradicional Sorveteria da Ribeira, é uma oportunidade de tomar um dos melhores sorvetes da cidade curtindo todo o visual da enseada. Além da sorveteria, está o Solar Amado Bahia, um belo casarão histórico onde funciona o Museu do Sorvete.

Do outro lado da península, a praia da Ribeira tem um mar calmo e cristalino, perfeito para o banho, além de muitas barracas de praia e restaurantes em sua orla.
É o lugar ideal para comer uma moqueca ou alguns caranguejos à beira mar. Lembrando que o pôr do sol de lá é incrível, com as cores do entardecer refletidas no mar da Baía, muito lindo!
Além de tudo isso, na extremidade da península, entre a praia da Ribeira e a Enseada dos Tainheiros, está a antiga Igreja de Nª Sª da Penha, um importante monumento histórico de Salvador construído a partir de 1752 que oferece outro belo cenário.
Bairro de São Tomé de Paripe

A última praia acessível da Cidade Baixa é São Tomé de Paripe, já seu final, conhecido como praia de Inema, faz parte da Base Naval de Aratu da Marinha e é utilizada tradicionalmente como casa de praia dos presidentes da República.
Suas águas calmas, verdes e mornas são um convite ao banho, mas a praia ainda oferece uma orla organizada com amplo estacionamento, muitos barzinhos e ótimos restaurantes à beira mar.
Há a presença de um cais de onde partem diariamente embarcações para a ilha dos Frades e também para a Praia das Neves, na Ilha de Maré. Este mesmo cais é ponto de encontro da meninada que se diverte brincando de saltar no mar nos horários de maré cheia.
Como circular pela Cidade Baixa com mais conforto
Depois de conhecer os principais pontos turísticos da Cidade Baixa de Salvador, contar com um transporte confiável faz toda a diferença para aproveitar o roteiro com tranquilidade.
Atuando desde 2006, a Bahia Terra Turismo oferece transfers para os atrativos citados neste conteúdo e para muitos outros destinos da capital e arredores, sempre com foco em segurança, conforto e pontualidade. Assim, você otimiza seu tempo, evita deslocamentos complicados e aproveita cada experiência com mais conforto e segurança.
E para continuar explorando o destino de forma estratégica, agora que você já conhece os principais pontos da Cidade Baixa em Salvador, confira também nosso artigo sobre 10 praias na capital baiana com piscinas naturais e inspire-se a montar um roteiro ainda mais completo e divertido pela primeira capital do Brasil.
Por Márcio Vasconcelos de O. Torres
Historiador e viajante - marciotorresbb@gmail.com
