top of page
Os 7 melhores destinos na Bahia para conhecer ainda neste ano

Postado dia 09/03/23 | 4min. de leitura

Os 7 melhores destinos na Bahia para conhecer ainda neste ano

0 comentário

0 curtida

0 visualização

A Bahia é um estado rico em cultura, história, natureza e praias paradisíacas. Com uma diversidade incrível de locais turísticos, é difícil escolher apenas alguns para visitar. Porém, hoje iremos te auxiliar a tomar a decisão certa, pois falaremos de alguns dos melhores destinos da Bahia e suas características marcantes.


Existem opções para todos os gostos e estilos de viagem, desde praias deslumbrantes até cidades históricas e locais preservados, com trilhas, cachoeiras e gastronomia deliciosa. Então, continue a leitura e prepare suas malas após descobrir conosco os melhores destinos para visitar na Bahia neste ano!

Conheça os melhores lugares da Bahia para viajar

Como você deve imaginar, devido ao tamanho do estado da Bahia — 567.295 km² —, existem muitos municípios incrivelmente interessantes para viajar. Então, é comum que a decisão seja realmente difícil. Para facilitar, leia os tópicos abaixo sobre algumas das melhores opções e saiba qual delas melhor se encaixa em seus planos.

1. Salvador

Primeiramente, vamos começar pela capital baiana, um dos pontos mais requisitados da área. Isso porque Salvador tem o maior aeroporto do estado, o que garante uma oferta de voos muito ampla, o que facilita a organização do passeio.

Além disso, a capital baiana é um dos melhores destinos da Bahia, pois tem atrações culturais, históricas e belezas paradisíacas. Por isso, se você quer conhecer um local de fácil acesso, com boas hospedagens e infraestrutura, essa pode ser uma ótima escolha. Afinal, a área também serve como ponto de partida para outros locais da Bahia.

Entre as atrações turísticas mais famosas, podemos citar:

2. Ilha de Itaparica

A Ilha de Itaparica é uma ótima opção para quem vai desembarcar em Salvador e procura um local mais tranquilo para passar as férias, sem precisar se locomover por longas distâncias. Isso porque a Ilha de Itaparica fica a apenas 30 km de Salvador, do outro lado da Baía de Todos os Santos.

A forma mais fácil e rápida de chegar até lá é por meio das lanchas que partem do Centro Náutico da Bahia. O percurso dura em média 30 minutos, sendo o desembarque no Terminal Náutico de Mar Grande.

Por lá, você encontra praias de águas cristalinas e atrações históricas. Confira os locais mais importantes:

  • Praia Ponta de Areia;

  • Praia de Cacha Pregos;

  • Casa de João Ubaldo Ribeiro.

3. Trancoso

Trancoso é um distrito de Porto Seguro, sendo um dos melhores destinos da Bahia quando o assunto são praias cristalinas e boas opções para aproveitar a noite.

O Quadrado de Trancoso é uma das regiões mais visitadas e apreciadas, já que oferece uma ótima infraestrutura, com restaurantes e bares. Para chegar até a região o mais indicado é partir de Porto Seguro, sendo possível escolher entre a balsa até Arraial D'Ajuda ou o percurso terrestre, que demora um pouco mais, porém pode ser mais seguro, já que esse trecho é asfaltado.

Caso você esteja em Salvador, também é possível pegar um voo para Porto Seguro e contratar um transfer.

Entre os pontos turísticos de destaque, podemos mencionar:

  • Praia dos Coqueiros;

  • Praia dos Nativos;

  • Praia do Rio da Barra.

4. Itacaré

Itacaré é um município localizado ao sul de Salvador, mais especificamente a 250 km da capital, via balsa. Está na lista dos melhores lugares da Bahia para viajar, pois oferece um íntimo contato com a natureza, sendo uma região que abriga mais de 10 praias.

Para quem deseja visitar Itacaré, o mais indicado é desembarcar no aeroporto de Ilhéus, que falaremos adiante, já que o município está a apenas 80 km do local.

Em geral, por lá você encontrará ótimas praias para o surf, além de cachoeiras. Entre os pontos mais indicados para a visitação, podemos mencionar:

  • Praia da Engenhoca;

  • Praia de Jeribucaçu;

  • Cachoeira de Noré.

5. Ilhéus

Ilhéus fica localizado na Costa do Cacau, sendo uma região muito apreciada e requisitada, já que também conta com um aeroporto que oferece boas opções de voos, incluindo possibilidades que partem de São Paulo, Brasília e Salvador, por exemplo.

Basicamente, o destino tem diversas atrações históricas, como a Catedral de São Francisco e o Museu da Capitania.

Além disso, na região também existem belíssimas praias que podem ser o ponto alto de qualquer roteiro. Confira algumas das mais interessantes:

  • Praia dos Milionários;

  • Praia Batuba;

  • Praia Cururupe.

6. Morro de São Paulo

Morro de São Paulo também é um dos lugares imperdíveis na Bahia. Ao contrário do que muitos imaginam, não é difícil chegar até o local, sendo possível partir por meio Catamarã no Terminal Marítimo de Salvador, onde o trajeto dura em média 2h30.

Além dessa opção, também existem outras, como táxis aéreos ou trajetos semi terrestres. Em todo o caso, a região será a combinação perfeita para perfis que buscam agito, sem deixar de lado o contato com a natureza.

No local existem praias incríveis, como:

  • Primeira Praia;

  • Segunda Praia;

  • Quinta Praia.

7. Chapada Diamantina

Por fim, entre os melhores destinos da Bahia, vamos mencionar a Chapada Diamantina. A área é incrivelmente ampla, sendo indicada especialmente para quem aprecia o turismo de aventura e deseja fazer uma imersão em meio a natureza. Não faltam cachoeiras, trilhas e grutas na Chapada Diamantina, o que pode até mesmo dificultar a construção de um roteiro mais curto.

Para chegar até lá, a maioria das pessoas desembarca em Salvador, partindo via terrestre por cerca de 5 horas até Lençóis, um dos municípios mais estruturados da região. Inclusive, nesse caso os transfers podem ser uma ótima opção, já que oferecem segurança e tranquilidade para o turista.

Entre as atrações mais indicadas, podemos mencionar:

Agora que você já conheceu 7 destinos imperdíveis na Bahia, leia o próximo artigo e saiba as diferenças entre o litoral norte e sul do estado, o que te fará tomar a decisão certa para sua viagem quando o assunto é praia!

Escreva um comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

bottom of page